Projeto "Sou E.U." percorre as nove ilhas dos Açores
O projeto "Sou E.U.", integrado no programa "Cidadania Europeia - Europa para os Açorianos", arrancou hoje na ilha Terceira, onde vai percorrer 32 escolas do 1º Ciclo, abrangendo cerca de 700 alunos do 4º ano de escolaridade.

Autor: Ana Carvalho Melo

Nos estabelecimentos de ensino desta ilha, a iniciativa será desenvolvida por Valter Peres, ator amador e contador de histórias, que recorre à oralidade e a várias dinâmicas para explanar conceitos como a democracia, a cidadania ou a igualdade, terminando cada sessão com a realização de um jogo com os participantes.

Esta iniciativa, promovida pelo Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, está a percorrer todas as ilhas dos Açores, tendo começado, no Grupo Central, na ilha Graciosa e, no Grupo Ocidental, na ilha das Flores.

Para os grupos Ocidental e Central, com a exceção da ilha Terceira, foram construídos recursos pedagógicos que permitissem a itinerância do projeto, nomeadamente uma mala, um tapete de histórias onde quatro personagens, numa narrativa construída para o efeito, falam sobre alguns conceitos da cidadania europeia, e um Jogo da Glória, em que se estimulam situações de debate entre os elementos da equipa.

Em algumas escolas, a Associação de Educação pela Arte – Solidaried’Arte, apresenta também um teatro de marionetas.

Neste projeto, que está a ser dinamizado por três equipas diferentes e com algumas metodologias distintas, por forma a conseguir abranger as diferentes turmas do 4.º ano das escolas da Região, houve a preocupação de que fosse homogéneo, pelo que todas as narrativas têm as mesmas quatro personagens.

No Grupo Oriental, durante o mês de junho continuam a decorrer as sessões nas escolas da ilha de São Miguel, que também terão lugar em Santa Maria até ao final do ano letivo.

O “Sou E.U.”, promovido pelo Governo dos Açores, é uma das três ações do eixo “A Europa na Escola”, que faz parte do programa “Cidadania Europeia - Europa para os Açorianos”, tendo por objetivo ensinar, de forma lúdica e pedagógica, questões europeias e de cidadania aos alunos do 4.º ano de escolaridade, abrangendo 140 estabelecimentos de ensino da Região e mais de 3.000 alunos.