Projeto de intervenção comunitária junta “Escola, Família e Comunidade” tendo em vista o sucesso educativo
24 de jan. de 2019, 18:03
— Susete Rodrigues/AO Online
De acordo com
informação da autarquia da Povoação, foi também realizada uma
reunião com as famílias e encarregados de educação do município
povoacense sobre a temática "O papel das famílias na melhoria
dos resultados escolares".
Refira-se que
estas reuniões fazem parte do projeto de intervenção comunitária
que visa promover o sucesso educativo, reduzindo a retenção e o
absentismo, bem como o de aumentar as expectativas dos vários
intervenientes - alunos, docentes, famílias, não docentes e outro
agentes comunitários - acerca das capacidades e competências dos
alunos em alcançar metas de aprendizagem, melhorar a sua performance
social e empregabilidade futuras.
A coordenação
científica deste projeto é da responsabilidade de uma equipa do
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, presidida pelo professor
José Henrique Ornelas e é o resultado de uma parceria entre as
Secretarias Regionais da Educação e Solidariedade Social e as
várias autarquias envolvidas como é o caso da Câmara Municipal da
Povoação, explica a nota.
O projeto
conta, ainda, com a colaboração da Comissão de Proteção de
Crianças e Jovens (CPCJ), Centros de Inclusão e Desenvolvimento
Juvenil (CDIJ), Centros de Atividades de Tempo Livres (CATL),
Associações Desportivas, Recreativas e Culturais do concelho e
outras entidades do setor público, particular e cooperativo que se
queiram associar.