Projeto de intervenção comunitária junta “Escola, Família e Comunidade” tendo em vista o sucesso educativo

O Auditório Municipal da Povoação acolheu, a sessão de formação "O papel dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) na promoção do prazer e do gosto pela leitura", ministrada pela professora Lourdes Mata, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), na qual participaram 23 técnicos dos CATL do concelho.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com informação da autarquia da Povoação, foi também realizada uma reunião com as famílias e encarregados de educação do município povoacense sobre a temática "O papel das famílias na melhoria dos resultados escolares".


Refira-se que estas reuniões fazem parte do projeto de intervenção comunitária que visa promover o sucesso educativo, reduzindo a retenção e o absentismo, bem como o de aumentar as expectativas dos vários intervenientes - alunos, docentes, famílias, não docentes e outro agentes comunitários - acerca das capacidades e competências dos alunos em alcançar metas de aprendizagem, melhorar a sua performance social e empregabilidade futuras.


A coordenação científica deste projeto é da responsabilidade de uma equipa do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, presidida pelo professor José Henrique Ornelas e é o resultado de uma parceria entre as Secretarias Regionais da Educação e Solidariedade Social e as várias autarquias envolvidas como é o caso da Câmara Municipal da Povoação, explica a nota.


O projeto conta, ainda, com a colaboração da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), Centros de Inclusão e Desenvolvimento Juvenil (CDIJ), Centros de Atividades de Tempo Livres (CATL), Associações Desportivas, Recreativas e Culturais do concelho e outras entidades do setor público, particular e cooperativo que se queiram associar.