Projeto “Agir para Prevenir” em todas as escolas do concelho de Ponta Delgada
13 de fev. de 2019, 19:30
— Susete Rodrigues/AO Online
O objetivo é aumentar a
preparação de resíduos para a reciclagem. A correta separação
dos resíduos urbanos na fonte vai permitir a recuperação do valor
dos resíduos produzidos, porque estes serão recolhidos por um
serviço específico e encaminhados para o centro de triagem,
evitando que tenham como destino final o aterro.
Segundo refere nota da
autarquia, as escolas devem “contribuir ativamente para a
valorização material dos resíduos urbanos que produzem e para o
bom funcionamento do sistema de recolha de resíduos urbanos, devendo
adotar comportamentos que facilitem e respeitem o correto
encaminhamento dos resíduos para os equipamentos de recolha seletiva
existentes nas suas instalações”.
Saliente-se que este
projeto inclui três fases, nomeadamente, diagnóstico (dois meses),
ação (sete meses) e avaliação (três meses), realizando-se
sessões de sensibilização e verificações no terreno sobre a
aplicação do mesmo.
No final, será atribuído
um certificado de boas práticas de separação de resíduos,
creditado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, às escolas que
cumpram efetivamente a separação de resíduos.
O projeto como visa
identificar e potenciar as práticas de triagem/separação de
resíduos urbanos das escolas e para tal, será cedido às escolas
equipamento para colocar os resíduos de forma separada, quando tal
se justificar.
Serão realizadas
“verificações no terreno, de forma aleatória e sem aviso prévio,
para avaliar as reais práticas de separação de resíduos, com
recurso a observação direta, aplicação de critérios de avaliação
de desempenho e registo fotográfico. A atribuição do certificado
terá em conta os resultados obtidos nos critérios de avaliação de
desempenho”, adianta a nota.
Entre novembro e dezembro
de 2018, foram realizadas em cada escola, reuniões preparatórias na
presença dos membros diretivos das mesmas, com o objetivo de
apresentar esse projeto, explicar a metodologia, fazer o levantamento
de necessidades existentes, em termos de equipamentos e de formação
ao pessoal não docente, e estabelecer quem acompanhará as visitas
de verificação por parte da escola.
Assim, desde janeiro e até
final de fevereiro, estão a decorrer sessões de
sensibilização/informação na área de separação de resíduos
urbanos, dirigidas ao pessoal não docente nas escolas.
Entre os meses de março e
setembro de 2019, terão início as verificações aleatórias –
uma vez por mês –, num total de sete por escola.
A fase de avaliação
acontecerá de outubro a dezembro de 2019 e será feita com base nos
dados recolhidos durante a ação.
O certificado de boas
práticas será atribuído às escolas que obtenham 50% ou mais de
ponderação nos critérios de avaliação de desempenho do projeto.
A ponderação positiva no
projeto poderá ser incluída no programa Ecoescolas da Associação
Bandeira Azul da Europa.