Autor: Paula Gouveia
A ação “Professores na Campanha” está prevista esta tarde, pelas 14h00, em frente à Escola Secundária das Laranjeiras, contando com a presença de José Costa, secretário-geral adjunto da FENPROF.
Como explica o SPRA, com esta ação, pretende-se exigir políticas e medidas que, na próxima legislatura, deem resposta aos problemas que afetam a profissão e criam dificuldades à organização e funcionamento da Escola Pública, como a falta de um financiamento adequado das escolas.
Rui Teixeira, da direção do SPRA, diz que estes problemas são transversais, quer na República, quer na Região, “como se viu no ano passado com a falta de verbas que as escolas tiveram”, refere em declarações à Açores TSF.
Mas, o sindicalista destaca outros problemas ainda: “a falta de docentes e o investimento que é necessário fazer para valorizar a profissão, porque sem isso podemos abrir as vagas que quisermos para os cursos do Ensino Superior, mas eles vão ficar vazios - essa é a realidade que tem sido vista”, sublinha.
“Tanto na República, como a Região, é preciso valorizar a profissão, dar condições às escolas para cumprirem a sua missão, e só depois disso é que nós poderemos ter alguns resultados”.
Nesta campanha, o dirigente sindical considera que “os professores até foram lembrados, o problema é que muitas forças políticas esqueceram-se do que foram as suas responsabilidades durante estes anos, e parece que chegaram sem um passado, quando na verdade para aquelas promessas que têm sido feitas, deveriam estar a dizer que antigamente fizeram tudo mal”.