Produtos portugueses promovem-se na Europa

8 de out. de 2014, 12:28 — Lusa/AO online

  Pelo menos 20 cidades da Alemanha, Polónia, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica, Reino Unido, França, Itália e Espanha vão receber o ‘roadshow' da gastronomia portuguesa, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), disse à agência Lusa o presidente desta entidade, José Borralho. Na campanha "Portugal Love at First Bite", uma carrinha, onde foi instalada uma cozinha, vai estar na estrada a partir de segunda-feira e, pelo menos, até dia 28 de novembro, com o jovem chef João Quaresma ao volante e atrás dos fogões. Berlim (Alemanha) é a primeira etapa desta "aventura", segundo os organizadores. "Vamos levar os sabores portugueses, mostrando ao público europeu que há um conjunto de histórias à volta dos produtos típicos e de algumas receitas portuguesas. Vamos levar as joias do país: a alheira, os queijos, o vinho, o azeite, o arroz, os cogumelos, a fruta, o bacalhau, a doçaria e até broa de milho", descreveu José Borralho. O objetivo é "mostrar as características destes produtos e como é que eles devem ser utilizados para retirar o melhor sabor". Entre o público estarão líderes de opinião, cozinheiros, importadores e comunicação social, referiu, acrescentando que o ‘roadshow' tem dois objetivos principais. "O primeiro é captar interesse das pessoas enquanto turistas para virem a Portugal e às diferentes regiões, porque temos produtos de várias regiões. O outro é mostrar que há produtos que têm bastante potencial, nomeadamente para a cultura gastronómica local", referiu o presidente da APTECE. O lançamento da campanha decorre hoje em Lisboa, com a presença da chef Justa Nobre, enquanto "madrinha" da iniciativa.