Rússia/Geórgia
Primeiro voo directo entre Tbilissi e Moscovo
A companhia aérea da Geórgia, Georgian Airways, efectuou esta sexta-feira um voo directo entre Tbilissi e Moscovo, num sinal de abrandamento da tensão entre os dois países, 17 meses após o conflito de 2008.

Autor: Lusa / AO online
Um avião da companhia aérea Georgian Airways saiu do aeroporto de Tbilissi às 12:38 (08:38 em Lisboa) e aterrou em Moscovo cerca de duas horas e meia depois, segundo responsáveis aeroportuários.

Nino Giorgobiani, porta-voz da companhia aérea georgiana, afirmou que o Ministério dos Transportes russo, autorizou a aterragem de três voos, em Moscovo, ao longo dos próximos dias, mas a Georgian Airways ainda não recebeu qualquer resposta ao pedido de reinício do serviço regular aéreo.

Por outro lado, Dzhilda Machavariani, porta-voz da United Transportation Administration (entidade responsável pela segurança dos transportes na Geórgia), afirmou que ainda não se realizaram as negociações governamentais destinadas a permitir o reinício dos voos regulares.

"As autoridades de aviação georgianas e russas encetarão negociações e espero que os voos regulares possam ser retomados em breves", afirmou o director da Georgian Airways, Tamaz Gaiashvili.

Os voos directos entre a Rússia e a Geórgia foram suspensos na sequência de um conflito, entre os dois países, em Agosto de 2008, pelo controlo do território separatista georgiano da Ossétia do Sul.