Açores/Eleições
Presidente do PPM quer acabar com maioria absoluta do PS

O presidente do Partido Popular Monárquico (PPM) disse este domingo que quer acabar com a maioria absoluta do Partido Socialista (PS) nos Açores, nas eleições legislativas, acrescentando que os açorianos estão atentos aos pequenos partidos.


Autor: AO Online/ Lusa

“Espero bem que os açorianos vejam a lista do PPM e que realmente estamos a jogar numa primeira divisão para tirar a maioria absoluta ao partido que está no poder há 24 anos, seguido de outros 20 de outro partido”, referiu à agência Lusa Gonçalo da Câmara Pereira, que hoje está em campanha com Carlos Pinto, candidato do partido pelo círculo eleitoral de Santa Maria, no concelho de Vila do Porto.

O PS governa a região há 24 anos, após duas décadas de liderança do PSD, entre 1976 e 1996.

De acordo com o presidente do PPM, o partido teve, neste primeiro dia de campanha, uma “boa aceitação das populações”, que pediram mudança.

“O número um de uma lista dos pequenos partidos será muito melhor do que votarem no terceiro ou no quarto partido grande. Acho que os açorianos neste momento estão a olhar para isso”, realçou.

O PPM concorre às eleições para o parlamento açoriano, que decorrem em 25 de outubro, em todos os círculos, sendo que no Corvo apresenta uma candidatura em coligação com o CDS-PP.

Nas eleições regionais açorianas existem um círculo eleitoral por cada ilha mais um círculo regional de compensação que reúne os votos que não foram aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.

Nas anteriores legislativas, em 2016, o PS venceu com 46,4% dos votos, o que se traduziu em 30 mandatos no parlamento regional, contra 30,89% do segundo partido mais votado, o PSD, com 19 mandatos, e 7,1% do CDS-PP (quatro mandatos).

O BE, com 3,6%, obteve dois mandatos, a coligação PCP/PEV, com 2,6%, um, e o PPM, com 0,93% dos votos expressos, também um.

Este ano, 13 forças políticas candidatam-se aos 57 lugares da Assembleia Legislativa Regional: PS, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Iniciativa Liberal, Livre, PAN, Chega, Aliança, MPT e PCTP/MRPP.

Estão inscritos para votar 228.572 eleitores.