Presépio da Casa dos Manaias conta com 400 peças

Cerca de 400 peças fazem parte do Presépio da Casa dos Manaias, que este ano está localizado na Rua Diário dos Açores, realizado no âmbito do projeto de inclusão social Casa dos Manaias.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Destaque para os trabalhos em barro, para a utilização de material natural, reciclável e simbólico, como as peças executadas por antigos utentes.

Os utentes e a equipa da Casa Manaias dedicaram-se à estrutura e à decoração do Presépio, aproveitando materiais naturais para o embelezar e mantendo a mística da quadra natalícia, nomeadamente a casca e troncos de árvores, o musgo, o cascalho, o farelo, palha, as típicas rochas, os cedros e pinheiros, e sobras do corte da antiga árvore centenária na edificação da gruta e do presépio no seu todo.

O presépio é composto na sua totalidade por quatro centenas de peças construídas pelos utentes desde 2015, que tem vindo a ser alvo de aperfeiçoamento, primor e novidades ao longo dos anos.

De acordo com a nota, estão presentes elementos típicos da ilha de São Miguel como a matança do porco, os foliões, a Banda Filarmónica, as tradicionais romarias com a presença de um rancho de Romeiros e um conjunto de figuras que representam as profissões tradicionais. Igualmente presente está um conjunto de casas construídas pelos utentes em contraplacado marítimo e em casca de pinheiro (imitação da pedra), três peças animadas (dois moinhos e uma cascata/ribeira), piões de milho e a réplica da igreja das Sete Cidades. O cenário ganhou cor com as tradicionais peças e figuras, as verduras e com a iluminação das casas e do espaço em si, pela equipa de eletricistas da autarquia de Ponta Delgada.

O presépio pode ser visitado na Rua Diário dos Açores, no edifício da antiga Livraria Gil, de 2.ª a 6.ª feira, entre as 10h30 e as 17h30. No dia 8 de dezembro estará aberto entre as 14h00 e as 22h00. A entrada é gratuita.