Economia
Preço do pão inalterado até final do ano na Terceira
O preço do pão vai manter-se inalterado até ao final do ano na ilha Terceira, Açores, por decisão dos industriais que integram da Mesa de Panificação da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH).

Autor: Lusa/AO online
Os industriais decidiram manter o preço do pão apesar dos aumentos das matérias-primas, como as margarinas ou as leveduras, mas alertam que o previsível aumento substancial do preço dos cereais e das farinhas poderá obrigar a um aumento a partir de Janeiro.

Para evitar esse quadro, segundo um comunicado divulgado pela CCAH, os industriais de panificação da Terceira apelaram ao Governo Regional dos Açores para que mantenha o preço máximo de venda da farinha e reduza o preço do gasóleo.

Os industriais deste sector pretendem ainda um combate mais eficaz contra a economia paralela, o que deve passar por um controlo mais rigoroso da produção dos pequenos produtores, “muitos dos quais não cumprem com as regras exigidas ao nível da higiene e segurança no trabalho”.

A CCAH recordou ainda que o preço do pão se mantém estável na Terceira desde Fevereiro de 2008, apesar dos aumentos das matérias-primas, que, em alguns casos, atingiram 10 por cento.