Açores/Eleições
PPM defende proximidade dos deputados com ilhas por onde são eleitos
O cabeça de lista do PPM pela ilha do Corvo defendeu hoje a necessidade de os deputados regionais realizarem no parlamento dos Açores um "trabalho de proximidade" com as localidades dos círculos de ilha pelos quais são eleitos.

Autor: Lusa/AO Online

 

“Há legislação de âmbito regional que é debatida no parlamento. No caso dos problemas de ilha, como os parlamentares não apresentam as questões específicas pelos círculos eleitorais por onde foram eleitos, não há discussão. Estamos a tentar transmitir que é necessário desenvolver um trabalho de maior ambição e proximidade”, declarou à agência Lusa Paulo Estêvão.

O também líder do PPM - que dedica hoje o terceiro dia de campanha para as eleições regionais de 16 de outubro a explicar à população do Corvo, por onde foi eleito, os mecanismos através dos quais se defende a ilha no parlamento - explicou que se está a falar de “pequenas comunidades” em que o deputado é “confrontado com problemas que é necessário resolver".

Paulo Estêvão acrescentou que é necessário promover a recolha desta informação, o que “não tem sido feito”, inviabilizando-se assim a apresentação de propostas e requerimentos por parte dos deputados.

O candidato, que afirmou que tem vindo a privilegiar os problemas locais, referiu que produziu na última legislatura 145 requerimentos a questionar o Governo dos Açores sobre vários assuntos, ou seja, “metade do que fez o PSD”, com 20 deputados regionais.

Em muitos círculos eleitorais, sublinhou, "não foi apresentada uma única proposta” pelos deputados relativas às ilhas pelas quais foram eleitos, e PS como o PSD “só apresentaram medidas" sobre problemas específicos das ilhas em São Miguel e Terceira, “em pequena quantidade”.

O candidato referiu que outra das suas prioridades passa por modificar o sistema eleitoral na região, combatendo-se o "afastamento das pessoas" em relação à política e renovando o regime.

Paulo Estêvão propõe o alargamento de candidaturas a um leque maior de cidadãos que possam apresentar candidaturas independentes dos partidos.

Para a votação de dia 16 estão inscritos cerca de 228 mil eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional, que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta (49,02%) e elegeu 31 deputados, seguido do PSD, com 20 mandatos (33,01%) e CDS-PP com três (5,67%). BE (2,25%), CDU (1,9%) e PPM (0,08%) elegeram um parlamentar cada.