Portugueses gastaram mais na ‘Black Friday’ este ano e compraram mais 'online'
4 de dez. de 2019, 17:21
— Lusa/AO Online
Os dados da empresa que gere a rede multibanco
mostram que as compras ‘online’ no dia da ‘Black Friday’ este ano (29
de novembro) representaram 10,4% do total de compras, acima dos 8,6%
registados na ‘Black Friday’ de 2018. A
mesma fonte indica que o valor das compras na ‘Black Friday’ este ano
foi 1,9 vezes superior ao valor médio do mês de novembro, que a hora com
mais compras foi entre as 20:00 e as 21:00, tendo-se registado o
segundo com mais compras pelas 08:24 e 41 segundos. Os
dados da SIBS também mostram que a hora da compra ‘um milhão’ na ‘Black
Friday’ este ano foi mais cedo do que nos dois anos anteriores, pelas
11:27, depois de em 2018 ter sido pelas 12:09 e em 2017 ter-se registado
quando eram 12:32. O ‘top’ 5 dos setores
com maior número de compras na ‘Black Friday’ foi liderado pelos
supermercados e hipermercados (22,9% do total de compras), seguido pelos
serviços de ‘catering’, restauração e similares (17,1%), moda e
acessórios (13,2%), e em ‘ex aequo’, com 4,9% das compras totais, cada
um, os setores da cultura, entretenimento e equipamento e produtos
petrolíferos e gasolineiras. Os setores
com maior crescimento em número de compras no dia da ‘Black Friday’ este
ano face ao resto do mês de novembro foram o da perfumaria e cosmética
(3,6 vezes), moda e acessórios (3,5 vezes), jogos e brinquedos (3,2
vezes), tecnologia (3,1 vezes) e material desportivo e recreativo (2,6
vezes). Os distritos onde se verificou uma
variação mais elevada do número de compras físicas na ‘Black Friday’
este ano face à média do mês de novembro foram Vila Real e Castelo
Branco, e, nas regiões autónomas, as ilhas do Corvo, Flores, Angra do
Heroísmo, Ponta Delgada e Funchal. Este
ano a ‘Black Friday’ ocorreu em 29 de novembro, a última sexta-feira do
mês, quando em 2018 tinha sido em 23 de novembro e em 2017 em 24 de
novembro. A média do mês de novembro
considerada na análise da SIBS não inclui o dia ‘Black Friday’ e a
análise tem em consideração as compras efetuadas por cartões portugueses
e estrangeiros, quer em lojas físicas quer ‘online’.