População branca nos EUA será uma minoria em 2050
Em 2050, os indivíduos de raça branca nos EUA deverão ser considerados uma minoria em virtude da crescente emigração para aquele país, revela um estudo do Pew Research Center publicado esta terça-feira.

Autor: Lusa / AO online
Os brancos deverão representar 47 por cento da população norte-americana em 2050 contra os dois terços que representam actualmente e, se hoje um em cada oito norte-americanos é imigrante, a tendência é que passe a ser um em cada cinco.
"Se a tendência continuar, a população dos Estados Unidos irá atingir os 438 milhões em 2050 contra os 296 milhões em 2005, um aumento de perto de 50 por cento", realça o estudo.
O aumento da população deve-se sobretudo aos imigrantes que chegarem ao país entre 2005 e 2050 e aos seus filhos já nascidos em território norte-americano.
A população hispânica, que constitui a mais forte minoria no país e representa actualmente 14 por cento da população, representará 29 por cento em 2050.
A população asiática representará 9 por cento da população contra os 5 por cento que representa actualmente.
Estas projecções basearam-se nas tendências verificadas, ao longo dos últimos 50 anos, na imigração tanto legal como ilegal, e que desempenha um papel cada vez mais importante no crescimento da população norte-americana.
Este estudo aponta que estas projecções estão dependentes de possíveis alterações na política de imigração.
A problemática da imigração ilegal e as formas de a regular são um dos temas centrais da campanha eleitoral presidencial, em particular do Partido Republicano.