Ponta Delgada lança plataforma digital para impulsionar compras no centro histórico
28 de nov. de 2024, 17:19
— Lusa/AO Online
A plataforma integra "soluções inovadoras e
tecnológicas", desenvolvidas no âmbito do projeto Bairro Comercial
Digital - PDL Centro Histórico, que representa um investimento de um
milhão e 89 mil euros na aceleração digital de cerca de 400 lojas da
baixa citadina.A plataforma contempla
campanhas promocionais, mecanismos de fidelização de clientes,
‘vouchers’ e sugere ainda roteiros com vários pontos de interesse da
baixa histórica de Ponta Delgada, acrescenta a autarquia, em nota de
imprensa.A plataforma é acessível através
do ícone ‘Bairro Comercial Digital’ da aplicação 'Visit Ponta Delgada' e
pode ser descarregada gratuitamente na App Store ou na Google App
Store.A promoção da nova plataforma está a
ser feita pela autarquia, Câmara do Comércio e Indústria de Ponta
Delgada e pela delegação dos Açores - Associação de Hotelaria,
Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). Na
nota, a Câmara de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, refere que a
plataforma inclui tecnologia de ‘beacons’, que está a ser implementada
em lojas, restaurantes e monumentos históricos e permite a emissão de
sinais 'bluetooth' e o envio de notificações aos utilizadores sobre
descontos e promoções, quando os clientes passarem nas imediações dos
estabelecimentos comerciais aderentes. Na
apresentação da plataforma digital, o presidente da Câmara Municipal de
Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sublinhou que o Bairro Comercial
Digital marca o início de uma “nova era” no comércio do centro
histórico e contribui para "uma maior proximidade entre clientes e
comerciantes".Para o presidente da Câmara
do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna, também citado
na nota, trata-se de “um processo revolucionário” e "um salto
qualitativo” necessário para fazer face aos novos comportamentos de
consumo.Por seu turno, a presidente da
AHRESP nos Açores, Cláudia Chaves, destacou que o Bairro Comercial
Digital constitui-se como uma plataforma preponderante para levar mais
clientes à baixa.Além da plataforma, o
projeto Bairro Comercial Digital, também vai incluir, na zona do centro
histórico, mais 27 pontos de wi-fi, que se somarão aos 28 já existentes,
totalizando 55 pontos de acesso à rede.O
Bairro Digital dispõe ainda de uma plataforma de análise de dados de
mobilidade, estando em desenvolvimento o sistema de 'smart parking', que
permite um estacionamento simplificado.