s
Homenagem
Ponta Delgada homenageou presidentes de juntas do concelho
A Câmara Municipal de Ponta Delgada homenageou, no passado sábado no Coliseu Micaelense, os presidentes das juntas de freguesias do concelho, em nome do progresso gerado pela Democracia no 25 de Abril de 1974.

Autor: Teresa Franco/ Ana Carvalho Melo
 A presidente da autarquia, Berta Cabral, defendeu que é “inegável” o progresso e qualidade de vida registados nas 24 freguesias de Ponta Delgada e afirmou que “este mérito deve-se ao papel concertado dos Presidentes de Junta na concretização de sonhos nascidos a 25 de Abril de 1974”.


Além disso, Berta Cabral falou da crescente complexidade de desafios colocados pela vida moderna ao Poder Local, advenientes, por força legal, de novas responsabilidades em áreas de competência que têm vindo a ser delegadas nas autarquias locais e que até agora eram competência dos Governos Central e Regional.


A Câmara Municipal de Ponta Delgada quis homenagear o trabalho exercitado pelos autarcas com vista ao desenvolvimento e qualidade de vida em cada uma das localidades do maior concelho açoriano, numa data simbólica, no 35º aniversário da Revolução do 25 de Abril. Uma data que marcou a viragem portuguesa de um regime político ditatorial para a esperada democracia que – segundo lembrou Berta Cabral – merece, nos nossos dias, uma “reflexão” e um confronto permanente “com os sonhos que marcaram a revolução dos cravos, em particular com o sonho da justiça social, da construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, em que os benefícios do desenvolvimento a todos contemplem”.


Na cerimónia de homenagem aos antigos e actuais autarcas de Ponta Delgada foi José da Costa Melo, Presidente de Junta de Freguesia de Relva e um dos mais antigos em exercício, quem agradeceu a distinção municipal a todos os 111 Presidentes de Junta distinguidos.