Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Estes novos agentes iniciaram agora um período de formação prática para concluir a formação da Polícia Municipal, depois de terem concluído a formação teórica, indica nota de imprensa.
Citado na mesma nota, Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, afirma que a entrada dos novos elementos vai permitir “dentro daquilo que são as competências da Polícia Municipal uma maior amplitude de cobertura”, em articulação com a PSP, para aumentar o sentimento de segurança.
O autarca esclareceu que a Polícia Municipal trabalha em estreita ligação com a PSP, mas não tem competências de órgão de investigação criminal, acrescentando que a função desses agentes é “muito importante na dissuasão de ilícitos criminais e comportamentos ilícitos de ordenação social, pois a sua presença faz com que haja um respeito acrescido a todos os deveres que os cidadãos têm de cumprir”.
Pedro Nascimento Cabral sublinha que a autarquia “está apostada em promover o sentimento de segurança das pessoas e em dissuadir, com a sua presença nos espaços públicos, atos ilícitos no concelho de Ponta Delgada”.
O autarca recorda ainda a missiva
dirigida ao Ministério da Administração Interna a dar conta das
dificuldades relacionadas com a segurança, a solicitar mais agentes
da PSP para o concelho e a protestar contra o fecho durante a noite
da esquadra de Ponta Delgada, bem como da reunião com a ministra da
Administração Interna, que contou com a presença da Câmara do
Funchal, em que “apelamos ao reforço do número de agentes da PSP
em Ponta Delgada”.