Políticas para Agricultura, Pescas e Ambiente geram longo debate
A discussão em torno das políticas para as áreas da Agricultura, Pescas e Ambiente, originou um longo debate, com intervenções de quase todos os partidos com assento parlamentar.

Autor: Lusa/AO online

Cláudio Lopes, do PSD, manifestou a sua preocupação com o futuro dos 60 lavradores que depositam leite na LactoPico, uma fábrica de laticínios que parece não ter viabilidade financeira e que não paga à produção há mais de seis meses.

Luís Silveira, do CDS/PP, entende que o programa do Governo apresenta algumas "incongruências", por exemplo, em relação ao transporte de produtos açorianos, como ananás de São Miguel, que é vendido na ilha de origem a 1,79 euros/kg, ao passo que um consumidor em São Jorge, já paga 4,99 euros por cada kg.

Zuraida Soares, do Bloco de Esquerda, questionou o Governo sobre se pretende abandonar a política de reciclagem dos resíduos, para viabilizar a construção de duas incineradoras nas ilhas de São Miguel e da Terceira, opção com a qual o seu partido não concorda.

Luís Viveiros esclareceu que o que está previsto construir no arquipélago "não são incineradoras", mas sim "unidades de valorização de resíduos não recicláveis", mas garantiu que esse investimento, da responsabilidade dos municípios, vai mesmo avançar.