"Plano Juncker" deve ser melhorado para potenciar economia marítima
O presidente do Governo dos Açores defendeu hoje a necessidade de o denominado "Plano Juncker" ser melhorado visando o desenvolvimento da economia marítima, em particular nas regiões periféricas da União Europeia (UE).

Autor: Lusa/AO Online

Vasco Cordeiro, que falava em Bruxelas na abertura do seminário “Investimento Azul. Apoio da UE às regiões marítimas”, declarou que o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (conhecido como “Plano Juncker”) “pode constituir uma oportunidade para as regiões costeiras, mas é necessário assegurar que nenhuma fique pelo caminho”.

Citado numa nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano, o também presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), organismo que promoveu o seminário, alertou para a complexidade dos mecanismos previstos naquele plano e procurou sensibilizar as instâncias comunitárias para a realidade das regiões periféricas, onde as questões de mercado, a distância em relação aos grandes centros ou outras caraterísticas “podem não cativar o interesse dos investidores privados”.

O responsável referiu ser “necessário manter alguma flexibilidade na utilização dos restantes fundos comunitários” para alavancar o potencial da economia marítima em todas as regiões, já que, nesta área, “muito mais pode e deve ser feito” para o crescimento e desenvolvimento das regiões costeiras europeias.

O presidente da CRPM, que elogiou diversos exemplos de regiões-membro da conferência que colocam o crescimento azul no centro das suas estratégias de especialização, defendeu que só agindo em conjunto se pode “colocar a economia marítima ainda mais ao serviço e em benefício da estratégia de crescimento e emprego da Europa”.

O governante referiu que, no caso específico dos Açores, as pescas e os assuntos marítimos constituem um dos eixos fundamentais da aposta que que a região está a fazer no chamado ‘crescimento azul’ e que está vertida na Estratégia de Especialização Inteligente Açores para o período 2014/2020.

O presidente do Governo dos Açores referiu que o arquipélago disponibilizou cerca de 280 milhões de euros para as atividades marítimas entre 2014 e 2020.

Trata-se de verbas oriundas do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional, do Fundo Social Europeu, do Fundo de Coesão e do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca, representando mais de 20% do total das verbas atribuídas à região até 2020.

A CRPM, presidida por Vasco Cordeiro desde setembro de 2014, integra cerca de 150 regiões de 28 Estados europeus que representam cerca de 200 milhões de cidadãos.

Com o “Plano Juncker”, aprovado em junho, pretende-se estimular a economia europeia com uma verba de 315 mil milhões de euros, financiando projetos viáveis que não se consigam aprovar nos fundos atuais nem financiar pelo mercado.