Pessoal de terra pede “bom senso” na suspensão do acordo de empresa
TAP
20 de jan. de 2021, 18:16
— Lusa/AO Online
De
acordo com um comunicado, depois de uma reunião com a companhia aérea, o
sindicato indicou que “em relação aos trabalhadores de terra” tem “a
profunda convicção que já muito deram durante todos os meses de
‘lay-off’, e seria de uma enorme injustiça vir agora a empresa impor
mais sacrifícios”.Na mesma nota, o Sitava
considerou que, “quanto às anunciadas intenções de suspender parte do
acordo de empresa [AE], remetendo a regulamentação para o Código do
Trabalho” tem que "haver bom senso de todas as partes”.A
estrutura sindical alertou que a “AE do pessoal de terra é já ele
próprio um acordo minimalista, barato e que atribui à hierarquia todas
as prorrogativas de gestão dos recursos humanos”.“Como
por variadíssimas vezes temos afirmado, não ignoramos os gravíssimos
problemas que a TAP atravessa, e por isso temos mantido permanentemente
uma postura dialogante e de procura de soluções, mas de uma outra coisa
temos também a certeza”, disse o Sitava, especificando que “os
trabalhadores e as suas famílias não têm qualquer responsabilidade nesta
situação e em nada contribuíram para ela. As soluções têm, portanto,
que ser procuradas noutras paragens”, garantiu.O
Sitava considerou ainda que "a proposta da TAP para estes trabalhadores
é desajustada da realidade" que, "tal como está, é completamente
inegociável”, de acordo com a mesma nota.O
plano de reestruturação da TAP, entregue em Bruxelas em dezembro, prevê
a suspensão dos acordos de empresa, medida sem a qual, segundo o
ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, não
seria possível fazer a reestruturação da TAP.O
plano contempla o despedimento de 500 pilotos, 750 tripulantes de
cabine, 450 trabalhadores da manutenção e engenharia e 250 das restantes
áreas.O plano prevê, ainda, a redução de
25% da massa salarial do grupo (30% no caso dos órgãos sociais) e do
número de aviões que compõem a frota da companhia, de 108 para 88 aviões
comerciais.