Perspetivas financeiras na agenda de conferência das regiões ultraperiféricas da UE

As Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia vão reunir-se na quinta e sexta-feira, na ilha de Saint Martin, com o quadro financeiro 2021-2027 na agenda e com os Açores e a Madeira a marcarem presença.


Autor: Lusa/AO Online/Susete Rodrigues

Segundo uma nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano, no encontro da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas será abordado, entre outras matérias, o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 da União Europeia (UE), numa altura em que decorrem as negociações sobre o tema.

O secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, participa na reunião, em representação do Presidente do Governo.

A Conferência das RUP, que neste momento é presidida pelo presidente da Coletividade Ultramarina de Saint Martin, Daniel Gibbs, integra, além desta região, os Açores, a Madeira, as Canárias, Guadalupe, a Guiana, a Martinica, Reunião e Maiote, territórios que beneficiam de um estatuto específico contemplado no Tratado da UE.

O primeiro dia Conferência, numa sessão interna, desenrola-se à volta de um debate entre os Presidentes das Regiões Ultraperiféricas e seus representantes sobre os assuntos de maior interesse e relevância no âmbito da sua participação na União Europeia, onde também serão analisados temas da atualidade e de cooperação entre as RUP.

 Na sexta-feira, 7 de fevereiro, na sessão de parceria, para além das intervenções dos presidentes das nove Regiões Ultraperiféricas, intervirão também representantes da Comissão e do Parlamento Europeu e dos três Estados Membros das RUP - França, Espanha e Portugal, contando com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

 Ainda neste dia, o titular da pasta das Relações Externas reúne-se com Marc Lemaître, Diretor-Geral da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, a quem também terá a ocasião de transmitir a posição açoriana no que diz respeito ao Quadro Financeiro Plurianual.

No final da conferência, a Coletividade Ultramarina de Saint Martin passa a presidência da CPRUP a Maiote, departamento ultramarino francês que se tornou RUP em 2014 e que presidirá à CPRUP pela primeira vez.

Nesta deslocação a Saint Martin, o secretário regional faz-se acompanhar pela diretora regional dos Assuntos Europeus, Célia Azevedo, que, para além dos trabalhos da Conferência, participa também no Comité de Acompanhamento das RUP, órgão de apoio técnico da CPRUP.