Zona Euro
Perspectivas de crescimento na UE deterioraram-se
As perspectivas de crescimento na Zona Euro e no conjunto da União Europeia deterioraram-se em relação ao que era esperado antes do Verão, considerou hoje o comissário europeu para os assuntos económicos Joaquim Almunia.

Autor: Lusa / AO online
"É já claro que as perspectivas económicas para os dois próximos anos serão menos favoráveis do que esperávamos antes do Verão", declarou num discurso em Bruxelas.

A Comissão deve publicar previsões de crescimento actualizadas a 9 de Novembro, inclusive pela primeira vez para o ano de 2008. Em Setembro, já revira em baixo o seu prognóstico na Zona Euro para este ano de 2,6 para 2,5 por cento, e no conjunto da UE de 2,9 para 2,8 por cento.

O abrandamento esperado explica-se, segundo Almunia, pela subida das taxas de juro a nível mundial, Zona Euro incluída, "os preços elevados do petróleo", "o aumento das matérias-primas" de modo geral e as dificuldades do sector imobiliário norte-americano.

"A turbulência financeira dos últimos meses não está atrás de nós e nem está ainda apurado o seu impacto na economia real", disse o comissário.

No entanto, o comissário julga que os "fundamentos económicos" na Europa permanecem "bons" o que deverá permitir-lhe atenuar o choque.

Minimizou igualmente as consequências da apreciação da taxa de câmbio do euro face ao dólar e às moedas asiáticas.

"As nossas estimativas mostram que as exportações da União Europeia são mais afectadas pela evolução do comércio mundial do que pelos movimentos das taxas de câmbio", disse.