s
Pequim cancela o principal festival de música pop do país
A organização do Midi Festival, o principal e mais antigo festival de música pop da China, decidiu cancelar o evento e não o realizar em Pequim no dia 1 de Maio como previsto, informou a imprensa chinesa.

Autor: Lusa/AO online
“A falta de apoio policial e de condições de segurança” é o motivo pelo qual, de acordo com o Sina.com, uma das páginas mais populares da Internet em chinês, o Midi Festival, que todos os anos decorre num dos principais parques da capital chinesa, não se realizará no dia 01 de Maio deste ano.

    Mas a forte onda de nacionalismo que está a espalhar-se pelo país apelando ao boicote aos produtos franceses e à união contra as críticas da imprensa e da comunidade internacional à China pode ter motivado a decisão do governo de adiar o festival para evitar uma situação propícia a manifestações.

    Segundo Zhang Fan, da organização do festival, “é possível que se trate de um adiamento, mas a decisão final ainda não está tomada”, refere o artigo do Sina.com.

    “Prefiro não fazer mais declarações para já. Dentro em breve faremos um comunicado sobre o assunto”, disse Zhang à revista City Weekend de Pequim, que também refere que o festival não se realizará na data prevista.

    O comunicado oficial dirá se o festival vai ser adiado ou cancelado, mas existe a possibilidade do evento se realizar na semana de feriados de Outubro, depois dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, que decorrem entre 08 e 24 de Agosto, segundo a City Weekend.

    A possível mudança de data do Midi acontece depois do cancelamento de outro festival, o Shanghai Midi, e da introdução de medidas de controlo rígido das actuações de bandas estrangeiras no país, sobretudo depois da manifestação de apoio à independência do Tibete pela cantora islandesa Bjork no seu concerto em Xangai, em Fevereiro.

    O Midi Festival, que reune anualmente milhares de fans, começou em 2000.

    O alinhamento musical da edição deste ano, que coincidia com a contagem dos 100 dias para a realização dos Jogos Olímpicos, incluía a presença de várias bandas francesas.