s
Pedro Mota Preto nomeado diretor do Serviço de Urologia do HDES

O Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada anunciou que o médico Pedro Jorge da Mota Oliveira Preto Tomé foi  nomeado diretor do Serviço de Urologia, por proposta da Direção Clínica.


Autor: Ana Carvalho Melo

De acordo com a newsletter do HDES, esta nomeação tem efeitos a 1 de outubro de 2021.

No mesmo documento é revelado que Pedro Jorge da Mota Oliveira Preto Tomé terminou a licenciatura no Curso de Medicina (Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa) em 1989 e entre 1992 e 1999 fez Internato Complementar de Urologia no Hospital de Ponta Delgada. Fazem parte da sua formação os Serviços de Urologia do Hospitais da Universidade de Coimbra e do Hospital Pulido Valente.

Em setembro de 2001 foi provido ao grau de Assistente Hospitalar de Urologia no quadro do Hospital do Divino Espírito Santo e em 2015 obtém o grau de Assistente Hospitalar Graduado, com exame no Centro Hospitalar Baixo Vouga Epe-Aveiro.

Implementou, desde 2016 no Serviço de Urologia do HDES, a cirurgia laparoscópica renal bem como a cirurgia percutânea, com o apoio da Serviço de Urologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Dinamiza a atividade de colheita de órgãos no HDES, tendo sido nomeado coordenador dessa missão em maio de 2021.

Desde fevereiro de 2021 que tem a tarefa de reorganizar e de construir o futuro do Serviço de Urologia, num momento que considera ser “particularmente difícil”. Mas diz “acreditar que a mudança da realidade do Serviço atrairá jovens urologistas ao quadro do HDES”.

Conta com o apoio indispensável do atual CA do HDES e do Serviço de Urologia do CHUC.

É membro da Associação Portuguesa de Urologia, da Sociedade Portuguesa de Andrologia, da Endourological Society e da European Board of Urology.