PCP/Açores preocupado com desertificação
 O líder do PCP/Açores manifestou-se hoje preocupado por Santa Maria "estar a perder população ao longo dos últimos anos" e defendeu um plano integrado com políticas públicas que evite a "sangria populacional" daquela ilha açoriana.

Autor: Lusa/AOonline
Aníbal Pires, que foi eleito deputado nas eleições regionais de 19 de Outubro, terminou hoje uma visita a Santa Maria, no âmbito de deslocações que o partido tem agendado para as ilhas açorianas para "aprofundar o conhecimento dos problemas locais".

    "No caso de Santa Maria há questões preocupantes, porque a ilha e o concelho de Vila do Porto têm vindo a perder população", disse à agência Lusa o dirigente do PCP/Açores, que reuniu com a autarquia, instituições e organizações sociais.

    Segundo Aníbal Pires, trata-se de um problema comum a um conjunto de ilhas açorianas, à excepção do Corvo, São Miguel, Terceira, Faial e cuja resolução não depende só das autarquias.

    "É preciso criar um plano integrado com políticas públicas, envolvendo o Governo regional, agentes económicos e sociais, que evitem esta sangria populacional da ilha de Santa Maria", defendeu o dirigente do PCP/Açores, que depois das eleições já visitou a ilha Terceira.

    Aníbal Pires disse que o plano deve passar por medidas nas áreas dos transportes, educação, saúde e habitação para condições que possam "fixar e atrair população".

    "Se em vez dos cerca de 5.000 habitantes, Santa Maria tiver 10.000 a dinâmica económica da ilha acaba por ser diferente", alegou.

    Ainda no caso concreto daquela ilha, Aníbal Pires defendeu a necessidade de "adequar" os transportes marítimos e aéreos às necessidades da população local.

    O líder do PCP/Açores chamou ainda a atenção para a necessidade de proceder "à transferência para o domínio público regional ou para a autarquia" de terrenos envolventes ao aeroporto de Santa Maria, que "são propriedade da ANA, mas que esta não utiliza".

    "Aquela zona, onde existem muitas habitações, está numa situação de grande degradação", disse.