Autor: André Medina
A Associação de Atletismo de São Miguel (AASM) promoveu, na passada segunda-feira, a segunda edição do projeto“Running Day”.
A iniciativa, que se realizou no Complexo Desportivo das Laranjeiras, em Ponta Delgada, concentrou mais de 400 crianças e jovens que frequentam os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATLs) da Câmara Municipal de PontaDelgada.
Contando com o apoio da Divisão de Ação Social da autarquia, o projeto tem como principal objetivo, através da criação de atividades lúdicas, desportivas e recreativas, proporcionar momentos de diversão, mas, sobretudo, de atividade física aos jovens, que poderão ter o seu primeiro contacto com a modalidade do atletismo.
Através de uma nota de imprensa, a AASM considerou a segunda edição do projeto um “enorme sucesso”, destacando também as mais de três dezenas de treinadores, juízes e dirigentes associativos, que ajudaram a dar forma à atividade que integra o Plano Anual de Atividades da associação.
A segunda edição do “Running Day” foi “abrilhantada” pela presença de Patrícia Mamona, medalha de prata olímpica e campeã europeia em triplo salto, que destacou a importância do evento.
“Foi assim que eu comecei. Foi na escola, a experimentar algumas das disciplinas do atletismo. Acho que estas iniciativas deviam ser feitas mais vezes, especialmente nas escolas, onde podemos encontrar muitos talentos”, afirmou a atleta do Sporting Clube de Portugal em declarações prestadas à RTP/Açores.
A AASM considerou, ainda, o projeto“fundamental” para captar novos atletas para a modalidade do atletismo, um desporto “profundamente democrático, com um leque muito diverso de dinâmicas, aberto a todos e que consegue capacitar para um modo de vida com a saúde e a prática desportiva no seu centro”, pode ler-se no comunicado.
Devido ao sucesso da mais recente edição, a
AASM garantiu que já está a trabalhar na próxima edição do“Running
Day”, que se deverá realizar em setembro de 2026.