Passos Coelho apoia Cavaco Silva "candidato natural" do PSD
Pedro Passos Coelho explicou hoje que não falou sobre as eleições presidenciais nos seus discursos do congresso porque já disse “cristalinamente” o que pensa, apoiando Cavaco Silva, “o candidato natural do PSD”.

Autor: Lusa / AO online

José Pedro Aguiar-Branco e Paulo Rangel anunciaram nos seus discursos da madrugada de hoje no congresso nacional do PSD, em Mafra, que apoiavam Cavaco Silva a mais um mandato como Presidente da República, não tendo sido feita qualquer referência sobre esta matéria por Passos Coelho.

Questionado hoje pelos jornalistas à entrada do segundo e último dia do congresso, o candidato afirmou que já tinha dito “cristalinamente” o que pensa sobre as presidenciais e por isso não sente “nenhuma necessidade” de cada vez que se fala no tema voltar a referir a sua posição.

“Mas aproveito a pergunta para dizer o que tenho dito vezes sem conta: se o professor Cavaco Silva decidir anunciar a intenção de se recandidatar terá seguramente um apoio entusiástico de todo o PSD, portanto o meu também, e não creio haver dúvida nenhuma de que o professor Cavaco Silva é o candidato natural do PSD”, realçou.

Segundo Passos Coelho, esta “matéria consta da estratégia do PSD que o líder eleito deverá apresentar ao próximo congresso e não neste”.

Relativamente aos estatutos, o candidato à liderança laranja considera que é necessária uma reflexão sobre o funcionamento interno do PSD, o que implica também repensar algumas das regras estatutárias.

“Creio que não estão criadas as condições no PSD para fazer essa reflexão e portanto espero que o congresso não se precipite a fazer alterações”, alertou.

Passos Coelho não quis fazer “nenhuma apreciação de mérito sobre as propostas apresentadas”.

O candidato manifestou-se “confiante” com o congresso e garante que “não se perdeu aqui nada”, tendo ficado mais claro aquilo que os candidatos pensam.