s
Ucrânia
Parlamento Europeu quer Comissão a colaborar com Kiev para adesão

O Parlamento Europeu (PE) exortou a Comissão Europeia a trabalhar com a Ucrânia para a abertura da próxima etapa do processo de adesão ao bloco comunitário, pedindo que a continuidade do apoio político-militar ao país


Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, os europarlamentares da Comissão de Negócios Estrangeiros dão conta da aprovação de uma relatório que pede ao executivo de Ursula von der Leyen que continue a trabalhar com Kiev na implementação nas reformas necessárias para equiparar o país ao que a Comissão Europeia chama de “padrões europeus”.

Os eurodeputados sugerem que a Ucrânia faça mais para cumprir o Estado de direito, as reformas judiciais e contra a corrupção, reconhecendo que “reforçar as instituições democráticas” do país enquanto está a combater uma guerra “é extremamente difícil”.

Mas “encorajam Kiev a manter o ímpeto reformista”.

Ainda assim, apontam, que o setor judicial continua a ser um dos “mais vulneráveis à corrupção e interferência política” e pedem escolhas na atribuição de processos que sejam transparentes e progressões baseadas no mérito.

À Comissão Europeia e a todos os países do bloco comunitário também é pedido um apoio inequívoco à soberania, independência e integridade territorial da Ucrânia.