Ordem lança campanha nacional para estreitar relação entre arquitetos e sociedade

12 de out. de 2013, 10:55 — LUSA/AOnline

Em declarações à agência Lusa sobre a campanha "Trabalhar com Arquitetos" - que irá decorrer até ao fim do mês de outubro através de cartazes nas ruas do país e informação nos media - Rui Alexandre, presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos (OA), sublinhou que o grande objetivo é divulgar o trabalho dos profissionais. "O reconhecimento do público em relação à obra arquitetónica tem crescido no nosso país, mas em relação ao papel do arquiteto como profissional talvez o sucesso não seja tanto", apontou, sublinhando que "há uma necessidade maior de promover a relação entre o arquiteto e o cliente". A campanha, indicou Rui Alexandre, pretende "perceber como se pode melhorar essa relação e aproximar os arquitetos à sociedade". "Trabalhar com Arquitetos" vai envolver um sítio na Internet - www.trabalharcomarquitetos.pt – no qual se explica de forma acessível todas as tarefas destes profissionais e as perguntas mais comuns sobre a profissão, como por exemplo o que é um projeto, a diferença entre trabalhar com um arquiteto e um engenheiro ou empreiteiro, e as vantagens de trabalhar com arquitetos. "Obter qualidade na construção ou na reabilitação é a maior vantagem", apontou o presidente da Secção Regional do Sul da OA sobre a campanha que é dirigida ao público em geral para esclarecer e informar sobre o que o arquiteto faz no seu quotidiano. Estará ainda disponível um glossário, um diretório de arquitetos e outras informações sobre o perfil desta classe profissional. Para o arquiteto Rui Alexandre, a campanha "entra em contraciclo com a conjuntura atual: se estamos em crise temos que agir para melhorar o estado das coisas, intensificar a relação com o cliente, e eventualmente aumentar o volume de trabalho". Com o forte impacto negativo da crise económica no setor da construção em Portugal, muitos arquitetos foram forçados a emigrar ou a procurar outras saídas profissionais. "Hoje em dia a obra de raiz é mais rara do que há uns anos, e a aposta agora é na reabilitação daquilo que já existe", salientou, comentando que a reabilitação "não tem de ser necessariamente cara". Questionado sobre o investimento financeiro na campanha, o presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos indicou que o valor monetário foi de cerca de 30 mil euros, mas contando globalmente com as parcerias com outras entidades públicas e privadas, e o apoio em géneros, ascende a 100 mil euros. A OA assinalou esta semana o Dia Mundial da Arquitetura em Portugal com o arranque de um programa de exposições e debates que se vai prolongar até ao final de outubro em vários pontos do país. Este ano, a OA celebra ainda os 150 anos da criação das Associações Profissionais de Arquitetos, das quais esta entidade é herdeira.