Orçamento do município de Santa Cruz da Graciosa para 2021 aprovado por unanimidade

O orçamento para 2021 da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, foi aprovado por unanimidade em reunião camarária e assembleia municipal, tendo um valor de 5,9 milhões de euros.


Autor: Lusa/AO Online

“Foi aprovado por unanimidade tanto na câmara como na assembleia, o que nos leva a crer que é um bom orçamento e um bom projeto de investimento”, avançou, em declarações à Lusa, o presidente do município, Manuel Avelar Santos (PS).

O orçamento, aprovado com os votos favoráveis do PS e do PSD em assembleia municipal na segunda-feira à noite, é ligeiramente superior ao aprovado para 2020 (5,3 milhões de euros).

Num ano que será marcado pelos efeitos económicos da pandemia de covid-19, a prioridade do executivo será novamente o apoio a famílias e instituições.

“A prioridade é continuar a apoiar as famílias e as instituições dentro das nossas possibilidades, porque somos uma câmara pequena. Por outro lado, tudo o que é obra que façamos representa mão de obra e emprego. Tentamos comprar tudo no comércio local e tentamos que sejam empresas locais a fazer as nossas obras”, salientou o autarca.

Segundo Manuel Avelar Santos, em 2020, o único município da Graciosa reforçou o apoio concedido às instituições da ilha em 25%, para que pudessem fazer face ao impacto da pandemia.

“Temos apoiado famílias e instituições dentro das nossas possibilidades e já prorrogámos as medidas de apoio até 31 de março”, disse.

O aumento do orçamento em 2021 é justificado com a concretização de obras com fundos comunitários candidatados.

“Ultrapassámos já os 40% em termos de execução do nosso ‘plafond’”, salientou o autarca, referindo-se ao quadro comunitário que agora termina.

Entre as principais obras previstas para o próximo ano estão uma nova fase de remodelação da rede de águas, orçada em um milhão de euros, e a construção de um campo de futebol com piso sintético, em Santa Cruz, com o mesmo valor.

O município prevê ainda avançar com obras na estrada do caminho velho do Quitadouro (450 mil euros), dar continuidade à construção do canil municipal (350 mil euros) e remodelar o piso sintético do campo de futebol da Guadalupe (250 mil euros).

“É uma câmara bastante virada para o desporto e que dá um apoio forte às quase 40 instituições da ilha”, sublinhou Manuel Avelar Santos.

O autarca assegurou, por outro lado, que os impostos e taxas municipais vão manter os mesmos valores em 2021.

“A câmara nunca recebeu Derrama das empresas. Vamos continuar a devolver 2% de IRS aos munícipes e a ter reduções de IMI para famílias, conforme o número de dependentes”, referiu, em relação aos impostos sobre o rendimentos singular e sobre os imóveis.