Orçamento anual das Agências Regionais de Promoção Turística sobe 37,5% para 16,5ME
14 de nov. de 2018, 19:29
— Lusa/AO online
Em
declarações à agência Lusa, a secretária de Estado do Turismo, Ana
Mendes Godinho, destacou que o reforço das verbas, de 1,5 milhões de
euros, vai abranger “regiões que tradicionalmente estavam prejudicadas –
Alentejo, Centro, Norte e Açores -, porque tinham um diferencial muito
grande em relação às restantes” regiões.“Há
um aumento generalizado – de três milhões de euros - para todas as
agências para desenvolvimento de ações em planos que sejam focados em
produtos específicos ou mercados especiais, nomeadamente o Reino Unido,
que é em 2019 a prioridade de todos”, acrescentou.A
governante destacou como o mercado britânico “é muito importante para
Portugal”, pelo que foi avançado um “instrumento adicional que permite
responder com campanhas feitas também pelas Agências Regionais de
Promoção Turística” em função dos seus produtos.O
aumento das verbas disponíveis permitirá “reforçar algumas ações
focadas no mercado do Reino Unido, mas também “diversificar mercados e
permitir às agências regionais terem mais capacidade de ações de
promoção em novos mercados que, neste momento, estão a ser muito
importantes” e nos quais se deve investir mais: Estado Unidos, Canadá e
Brasil. A
aposta na promoção pela diversidade de produto no país, inclui o
enoturismo, turismo cultural, turismo de natureza ou turismo religioso,
enumerou a secretária de Estado, recordando o objetivo de “alargar cada
vez mais o Turismo ao longo de todo o ano”.“Vai
ainda permitir agregar a oferta que existe destes produtos”, como no
caso do enoturismo, exemplificou a governante, sublinhando que nenhuma
agência viu o seu orçamento diminuído nesta evolução de 12 milhões de
euros para 16,5 milhões anuais.A
titular da pasta do Turismo recordou ainda o trabalho em garantir “cada
vez mais uma atividade sustentável, ao longo do ano e do território:
cada vez mais crescer em valor, atingindo mercados ou segmentos que
deixam mais valor quando vêm a Portugal, alargar o Turismo a todo o
território e durante todo o ano”.Esta
proposta de reforço foi feita em reunião do Conselho Estratégico da
Promoção Turística, que integra a Secretaria de Estado do Turismo, o
Turismo de Portugal, as Entidades Regionais de Turismo, as Agências
Regionais de Promoção Turística, a Confederação de Turismo de Portugal e
as secretarias de Turismo das regiões autónomas.