Oposição em Ponta Delgada propõe redução de tarifas da água para agricultores
Os vereadores do PS na Câmara de Ponta Delgada propuseram uma redução da tarifa variável da água e do saneamento para os agricultores, medida acolhida pelo presidente da autarquia, que quer ouvir primeiro a entidade reguladora.

Autor: Lusa/AO online

 

Na reunião pública do executivo, os socialistas defenderam a aplicação de uma redução de 50% relativa à tarifa variável da água e saneamento, "de modo a diminuir os custos de contexto associados ao setor e, desta forma, contribuir para uma minoração das adversidades" que este atravessa.

A vereadora socialista Sónia Nicolau salientou que "a agropecuária representa uma parte significativa da capacidade produtiva de Ponta Delgada e é um dos setores que mais emprego geram".

O presidente da Câmara de Ponta Delgada, o social-democrata José Manuel Bolieiro, manifestou-se recetivo à reavaliação do tarifário no concelho, mas considerou importante ouvir primeiro a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

"Todas as propostas são bem-vindas. Nós vamos considerá-las de acordo com a prudência que recomenda a sustentabilidade do sistema e com a opinião e parecer da entidade reguladora", referiu José Manuel Bolieiro, garantindo que, se for possível, vai reduzir o preço das tarifas.

Para Sónia Nicolau, a posição do líder da autarquia constituiu uma surpresa.

"Ficamos surpresos que o senhor presidente agora empurre com a barriga um problema no sentido de responsabilizar uma entidade, quando existe um regulamento aprovado nesta casa que dá autonomia ao poder local de dizer qual a percentagem máxima a aplicar", afirmou a vereadora aos jornalistas, à margem da reunião de câmara.

A socialista recordou que a 06 de janeiro a maioria social-democrata no município aprovou um aumento de 15% na tarifa variável da água para a agricultura e de 44% na tarifa de saneamento para a agricultura face ao tarifário anteriormente em vigor.