Ogier preparado para lutar pela vitória no Rali de Portugal
O campeão do mundo de ralis Sébastien Ogier, da Volkswagen, disse à Lusa estar preparado para lutar pela vitória no Rali de Portugal do próximo fim de semana, apesar de contar com "forte oposição" dos adversários.

Autor: Lusa/AO Online

 

"No ano passado, provámos que fomos competitivos e este ano vamos fazê-lo de novo", afirmou o atual líder do campeonato do Mundo de ralis.

Segundo o piloto francês, o Polo WRC já provou que é competitivo nos pisos de terra, apesar de o rali português ser o primeiro da temporada, na Europa, com aquelas características.

Ogier afirmou ser possível "experimentar tudo", mas mostrou-se confiante que o carro, que considerou um dos melhores do campeonato, vai continuar a ser muito competitivo.

O facto de liderar o Mundial e ser o primeiro na estrada na primeira fase da prova portuguesa pode ser "complicado", segundo o piloto, sobretudo se chover.

O piloto da Volkswagen antevê uma forte oposição dos seus adversários, destacando as prestações de Latvala, da Ford, que está a fazer "um bom início" de campeonato, o que, acrescentou, tem sido bom para a competitividade do campeonato de construtores.

"Os adversários vão lutar muito e vão ser competitivos", previu à Lusa o vencedor de três edições do Rali de Portugal, em 2010 e 2011 pela Citroen, ficando à frente de Sebastien Loeb, e em 2013 já ao volante de um Volkswagen Polo WRC.

Antevendo o que vai ser o resto do campeonato, o atual campeão sublinhou que o seu objetivo é revalidar o título: "É o mesmo objetivo do ano passado, que é ganhar, mas nunca é fácil", afirmou, acrescentando: "Se quisermos manter o título, temos de continuar no mesmo nível".

O líder do mundial também comentou a possibilidade de o Rali de Portugal poder realizar-se, em 2015, no norte do país, regressando nomeadamente aos troços de Fafe, onde, no sábado, se disputou o Fafe Rally Sprint, ganho pelo francês.

"Ficarei desapontado por deixar o Sul, onde ganhei a primeira vez, mas será bom vir para cá (Norte), pela história que tem", comentou.

O piloto da Volkswagen disse ter ficado "encantado" com o entusiasmo das gentes do norte de Portugal e por gostarem muito dos despertos motorizados.

Ogier considerou que o troço de Fafe, onde se disputou a prova de sábado, é "muito bonito" e o "traçado é bom".

"Deve ser mais divertido aqui, mas mesmo no sul é bom e os troços são bons", concluiu o campeão do mundo.

A etapa portuguesa da edição 2014 do Mundial de ralis, a quarta do campeonato, vai disputar-se de 03 a 06 de abril, na região do Algarve.

Após três provas do mundial, Ogier lidera, com 63 pontos, seguido de Jari-Matti Latvala, com 60.