Obrigatórios testes para despiste de SIDA antes de casamento
 - Os noivos muçulmanos vão ser obrigados a efectuar o teste da SIDA antes de se casarem, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, depois de reconhecer que o número de mulheres casadas afectadas pela doença aumentou "consideravelmente".


Autor: Lusa/AO Online
   "No próximo ano, será necessário efectuar uma análise para detecção do vírus (HIV, vírus da imunodeficiência humana) como parte do processo pré-matrimonial", afirmou Razak ao sair de uma reunião na qual foi analisada a situação da SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida) no país.

    O teste já é obrigatório para os seguidores desta religião em várias zonas do país, como em Johor, Kelantan, Negri Sembilan, Sa-bah, Sarawak e Selangor, segundo o diário malaio New Strait Times.

    As estatísticas oficiais indicam que o número de infecções entre mulheres casadas e monógamas disparou no último ano, o que indica que adquiriram o vírus dos seus maridos.

    A medida foi criticada pela organização não governamental Conselho Anti-Sida da Malásia, cujo presidente, Adeeba Kamarulzaman, a qualificou de "alarmista".

    Em contrapartida alguns cidadãos receberam a notícia com agrado.

    "Se vou viver com alguém gostaria de saber se essa pessoa está infectada, e não me sentiria ofendida se me pedissem que fizesse a análise", afirmou ao diário malaio Anis Abdullah, uma solteira de 30 anos.

    A Malásia poderá ter 300.000 pessoas infectadas com o HIV antes de 2015 se continuar a tendência actual, segundo o Ministério da Saúde.

    O aumento do número de contágios por HIV na Malásia aumentou de 1,2 por cento por ano, em 1990 para 16 por cento, em Dezembro de 2007.