O maior e mais rápido veleiro do mundo em Ponta Delgada

Turismo

22 de abr. de 2009, 18:26 — Pedro Nunes Lagarto

Os turistas podem até participar de certas operações, quando convidados, e o acesso à ponte de comando é livre. Durante a navegação, com autorização do comandante, os passageiros têm inclusive a opção de ficar sobre o mar, deitados na rede que avança sobre a longa haste da proa, chamada "widow’s net" (rede de viúva). Se juntar-mos a isto o facto do Royal Clipper ser o maior - 5061 toneladas, com uma largura de 16.5 metros e um comprimento de 134 metros - e o mais rápido veleiro do mundo percebe-se que se está perante um conceito de viagem exclusivo que proporciona uma experiência diferente e inesquecível. Este mega-veleiro é uma replica perfeita dos antigos altos veleiros do tipo Clipper do século 19 que faziam o transporte de mercadorias e passageiros para terras distantes. Não é apenas o maior veleiro do mundo na actualidade: nunca houve veleiro maior. O único visto com o mesmo tamanho foi o cargueiro Preussen, construído na Alemanha em 1902, que foi a pique em uma colisão com um vapor no Canal da Mancha, em 1910. Na verdade, o Royal Clipper é uma réplica do próprio Preussen, modernizada e adaptada para o transporte de passageiros. A norma é velejar ao sabor dos ventos, ouvindo apenas o barulho do mar batendo no casco, tomando sol na rede esticada a proa, ou à beira da piscina. À noite, Vivaldi nos altifalantes, sob a luz do luar e o lazer se limita a conjuntos musicais ou apresentações individuais de artistas. As roupas leves e informais substituem o traje clássico. Os itinerários estão sujeitos a alterações, sem horários fixos, em função da navegação com os ventos, sem a rigidez de programa dos navios de cruzeiro. O Royal Cliper navega 80 por cento do tempo com velas e o motor a diesel é usado essencialmente para as emergências ou fornecer energia eléctrica e sistema de dessalinização da água do mar.