Número de listas de espera para a ilha Terceira no Natal e Ano Novo é “inexpressivo”
Hoje 09:31
— Arthur Melo
Em resposta a um requerimento do
Partido Socialista (PS), o executivo adianta que “o aumento de oferta e
de lugares foi direcionado para as ligações onde se verificou uma
procura significativamente superior à oferta habitual”, o que não foi o
caso da ilha Terceira: “Os dados disponíveis, à data da decisão, não
justificaram, de forma objetiva, o reforço imediato da operação, tendo
em conta os níveis de procura registados”, vincando que “o número de
listas de espera no período supracitado é inexpressivo em ambas as
rotas, com números que não justificam a adição de uma rotação
extraordinária”, refere a nota consultada pelo Açoriano Oriental. Adianta-se
que no dia 4 de janeiro de 2026 foi adicionada uma nova rotação
Porto-Terceira-Porto e que “a Azores Airlines mantém uma monitorização
contínua” em todas as suas rotas, havendo “sempre disponibilidade para
reforço imediato da oferta de lugares” nas ligações entre a ilha
Terceira e Lisboa e Porto. O PS questionou também o facto de haver
dias que não contemplam qualquer ligação direta entre a Terceira e
Lisboa e Porto e, responde o Governo, que tal sucede porque a
“programação de voos é definida com base em critérios de eficiência
operacional e procura efetiva”. “No entanto, a Azores Airlines está
atenta às necessidades da população da ilha Terceira e continua a
ajustar a sua operação sempre que tal se justifique”, reiterou o
Governo.