Novo presidente da SATA “serve perfeitamente” as necessidades da companhia
15 de nov. de 2019, 15:16
— Lusa/AO Online
"Aquilo que podemos dizer é que o
perfil, 'à priori', serve perfeitamente aquilo que a SATA necessita
para a sua parte executiva. O que nos compete fazer é desejar as maiores
felicidades ao novo presidente e esperar que ele encontre boas
condições para repor a SATA no caminho que se pretende para o futuro dos
Açores", avançou à agência Lusa Mário Fortuna, que falava em Ponta
Delgada à margem da inauguração do Complexo Industrial da Finançor.O
presidente da CCIPD considerou ser "importante" não "se especular
relativamente a nada para o futuro" da empresa, assinalando que a SATA
precisa de "uma boa política de comunicação para o exterior"."Espera-se
que ele mantenha uma boa política de comunicação com o exterior porque
as características da SATA exigem isso: uma empresa de características
públicas, que esteve envolvida num período problemático e que precisa de
uma boa comunicação para que as pessoas fiquem tranquilizadas quanto ao
futuro", apontou Mário Fortuna.O líder
dos empresários de Ponta Delgada apontou que o futuro da empresa irá
necessitar de "políticas bastante incisivas" para ter "condições" de
servir a região. "O futuro da empresa
naturalmente há de necessitar de políticas bastante incisivas,
eventualmente duras em algumas circunstâncias, mas acho que é isso que
se pretende. Que se tenha daqui a uns anos uma empresa em condições de
continuar a servir os Açores", vincou.Na
quinta-feira, o Governo Regional dos Açores anunciou Luís Rodrigues,
antigo administrador da TAP, como o nome escolhido para liderar a
companhia área açoriana, após o anterior presidente, António Gomes
Teixeira, ter resignado ao cargo. Luís
Rodrigues foi, entre junho de 2009 e dezembro de 2014, administrador
executivo na 'holding' TAP SGPS e da TAP S.A (negócio da aviação), foi
também presidente do conselho de administração da TAP Manutenção e
Engenharia Brasil e administrador executivo na empresa SPdH - Serviços
Portugueses de Handling, S.A.Em 2018, a SATA registou um prejuízo de 53,3 milhões de euros, um agravamento de 12,3 milhões face ao ano de 2017.A
empresa prepara atualmente um novo concurso para privatizar 49% da
Azores Airlines - ramo da SATA que opera de e para fora do arquipélago
-, após o primeiro ter sido cancelado devido à divulgação de informação
tida por sensível.