Novas normas europeias para poluição automóvel são inúteis
9 de nov. de 2023, 18:16
— Lusa
A
atualização sobre os gases de escape que os eurodeputados votaram,
disse a T&E em comunicado, será usada para fazer ‘greenwash’
generalizado de veículos “sujos” (apresentá-los como menos poluentes do
que são na realidade).O Parlamento Europeu
aprovou hoje, em Bruxelas, a sua posição negocial para as novas regras
da União Europeia (UE) sobre a homologação e fiscalização do mercado de
veículos a motor (Euro 7).Com 329 votos a
favor, 230 contra e 41 abstenções, os eurodeputados deram o seu acordo à
atualização dos atuais limites para as emissões de gases de escape
(como óxidos de azoto, partículas, monóxido de carbono e amoníaco) e a
introdução de novas medidas para reduzir as emissões dos pneus e dos
travões, bem como o aumento da durabilidade das baterias.A
organização T&E, que pretende uma mobilidade sem emissões de gases,
considera que a norma hoje aprovada não se deveria chamar “Euro 7”,
para não branquear os carros “sujos” (poluentes) e diz que a norma não
aumenta significativamente a proteção contra a poluição atmosférica em
relação à anterior, a “Euro 6”.A norma
mantém o mesmo limite de óxido de azoto para os veículos a gasolina que a
Euro 6 e apenas melhoraria os testes, que são cruciais para garantir
que os limites são efetivamente cumpridos, diz.Os
fabricantes de automóveis utilizam normalmente a norma de poluição
atmosférica "Euro" para comercializar os seus veículos junto dos
consumidores como "limpos", enquanto os reguladores a usam para decidir
quais os automóveis que podem aceder livremente às zonas de baixas
emissões e pagar taxas mais baixas de imposto sobre veículos. Anna
Krajinska, gestora das emissões dos veículos e da qualidade do ar na
T&E, afirmou, citada no comunicado: "A Euro 7 aprovada hoje é pior
do que inútil. As empresas automóveis vão utilizá-la para fazer
‘greenwash’ a carros que não são praticamente mais limpos do que os
atuais. Os legisladores deveriam ter a decência de lhe dar um novo nome,
Euro 6F, ou retirá-la".Criticando ainda a
demora na aplicação da norma, porque os automóveis só têm de cumprir os
limites três anos após a adoção de toda a regulamentação associada, a
organização diz que os principais jornais europeus noticiaram a campanha
de desinformação da indústria automóvel para enfraquecer “os planos
originais para a Euro 7, que teriam evitado 35.000 mortes prematuras”.O
Parlamento Europeu vai agora encetar negociações tripartidas com o
Conselho da UE e a Comissão para decidir a legislação final. A
Comissão Europeia apresentou, em novembro de 2022, uma proposta para
reduzir a poluição atmosférica proveniente dos veículos automóveis novos
vendidos na UE, a fim de cumprir a ambição de poluição zero do Pacto
Ecológico Europeu, assegurando simultaneamente a acessibilidade dos
preços dos veículos e promovendo a competitividade da Europa.