Nova escola 'online' em português de pedras preciosas e gemologia apresentada dia 29
24 de set. de 2017, 11:26
— Lusa / AO online
Segundo os promotores do projeto, este visa "colmatar
uma lacuna na oferta de formação técnica que existe na Língua
Portuguesa, permitindo o acesso a informação especializada e generalista
a quem a procura, por razões profissionais ou pessoais, e que está ora
deslocado dos grandes centros urbanos, em locais onde há escassa oferta
de cursos presenciais, ora tem um estilo de vida não compatível com a
realização de formações em horários rígidos". "A escola resulta
de um longo período de produção de conteúdos desde 2008, ano em que se
lançou a revista Portugal Gemas que, a partir de 2010, passou a ser uma
popular página de gemologia e pedras preciosas em português", adiantam.
A dirigir o projeto da Portugal Gemas Academy está o gemólogo Rui
Galopim de Carvalho, com mais de 20 anos de experiência em formação
profissional nesta área e apresentado como "uma reconhecida autoridade
na matéria a nível mundial". A nova escola entra em atividade na
quarta-feira e é apresentada publicamente dois dias depois durante a
Portojóia - Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria,
que decorre de 28 de setembro a 01 de outubro na Exponor, em Matosinhos,
no Porto. Segundo adianta a organização, o curso 'online'
inaugural da escola será sobre 'Certificados de Diamante', um tema "de
enorme relevo na atualidade em virtude de estes documentos se
constituírem como suporte na compra e na venda de diamantes e de
joalharia com diamantes de elevado valor diferenciado". Isto,
salienta, num contexto em que a procura destes certificados "tem
aumentado em face da crescente presença de diamantes sintéticos nos
mercados internacionais". Apresentando-se como "a maior feira do
setor em Portugal", a Portojóia terá como tema da edição de 2017
'Jewels tell stories' (As joias contam histórias), propondo aos
visitantes profissionais atividades como um encontro de 'bloggers' e
'workshops' intitulados "A história das marcas e contrastes", "O
profissional da joalharia, ourivesaria e relojoaria do futuro -- 'social
selling'", "Alerta: diamantes sintéticos" e "Breve história da
joalharia contemporânea em Portugal". Pela segunda vez será
atribuído o prémio 'Best of', que reconhece os melhores do setor da
joalharia nas categorias "Designer Revelação", "Melhor Inovação (Técnica
e Materiais)", "Melhor Montra em Loja e em Feira", "Melhor 'Stand'",
"Melhor Loja Física", "Melhor Loja 'Online'" e "Prémio Carreira".
Já na zona 'Trendspot -- Exploration' será possível conhecer as joias
que, de acordo com especialistas, melhor projetam as tendências para
2018/2019, estando as tendências agrupadas nos temas "Artistical",
"Futuristical", "Biomimetical" e "Fantastical". Entre os
expositores presentes, 35% são marcas de joias, 25% são importadores de
marcas, 15% são fabricantes de joias, 20% são produtores de 'software' e
máquinas e 5% são 'designers' de autor. Quanto aos visitantes,
são em cerca de 80% ourivesarias, joalharia e relojoarias, tendo as
categorias "outros profissionais do setor" e "estudantes e decoradores"
um peso de 10% cada. Na edição de 2016, a Portojóia contou com a
presença de 150 expositores e cerca de 10 mil visitantes, 300 dos quais
estrangeiros.