s
Afeganistão
Nova Deli "condena firmemente" atentado contra a embaixada da Índia
O governo indiano “condenou firmemente” o atentado suicida contra a embaixada da Índia no centro de Cabul, capital do Afeganistão, que causou hoje mais de 40 mortos.

Autor: Lusa/AO online
O governo indiano também indicou que teme que membros do pessoal da embaixada estejam entre as vítimas mortais do atentado.

    “O governo da Índia condena firmemente este ataque terrorista. Tais actos de terror não nos afastarão do nosso compromisso em relação ao governo e povo afegãos”, indicou o governo indiano no comunicado.

    Ao confirmar “um ataque suicida com viatura armadilhada contra a embaixada da Índia em Cabul”, o governo indiano indicou que teme “que haja vítimas entre os membros do pessoal” e que está “em contacto com o embaixador que supervisiona a organização da assistência médica”.

    Mais de 40 pessoas morreram hoje no atentado suicida que tinha como alvo a embaixada da Índia em Cabul, na maioria civis que ali se tinham deslocado para obter vistos, anunciou o porta-voz do Ministério do Interior afegão.

    Duas das vítimas mortais eram seguranças indianos da embaixada, indicaram altos responsáveis do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano em Nova Deli.

    A Índia é um fiel aliado do governo do Presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, que se confronta com a rebelião dos talibãs desde finais de 2001, que se tem vindo a intensificar apesar da presença no país de cerca de 70.000 soldados de duas forças multinacionais.