Nova administração da Atlânticoline quer adjudicar navios elétricos até agosto
17 de jun. de 2024, 18:36
— Lusa
“Estamos
a aguardar o relatório da avaliação do júri, sabendo que, uma das três
empresas concorrentes apresentou um valor superior aos 25 milhões de
euros [valor base do concurso]”, explicou Isabel Dutra durante uma
audição parlamentar na Comissão de Economia da Assembleia Regional,
realizada em Ponta Delgada.Segundo a
administradora (atual vogal no Conselho de Administração), a
Atlânticoline está a aguardar a apresentação, até ao próximo dia 24 de
junho, do relatório preliminar do júri do concurso, para que a empresa
possa adjudicar a construção dos dois novos navios, que serão
financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).“Esperemos
que pelo menos uma das candidaturas cumpra todos os requisitos e que
possa ser feita a adjudicação, eventualmente durante o mês de agosto,
para que os navios possam ser entregues à região, de acordo com o que
está definido no caderno de encargos, até 31 de dezembro de 2025”,
adiantou Isabel Dutra.Confrontada pelos
deputados, sobre se já estarão ultrapassados os constrangimentos
relacionados com o carregamento dos barcos em terra, a administradora
adiantou que estão ainda a decorrer reuniões entre a Atlânticoline e a
empresa Eletricidade dos Açores (EDA) para definir os equipamentos que
serão instalados nos portos das ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São
Jorge), onde os navios elétricos vão operar.“Os
carregamentos em porto, tudo indica, serão feitos através de baterias,
que serão carregadas durante a noite, que depois permitirão o
carregamento dos navios durante o dia”, adiantou Isabel Dutra,
acrescentando que será instalado um posto de carregamento rápido em São
Roque do Pico e “dois normais” nos portos da Horta (ilha do Faial) e das
Velas (ilha de São Jorge).Durante a
audição parlamentar, Isabel Dutra manifestou também o desejo de manter a
paz social na empresa e de evitar novas greves, como as que ocorreram
durante os primeiros meses deste ano e que provocaram o cancelamento de
mais de seis dezenas de viagens.A
Atlânticoline opera atualmente com cinco embarcações próprias: a lancha
Ariel, com capacidade para 12 passageiros, os navios Cruzeiro das Ilhas e
Cruzeiro do Canal, com capacidade para 191 passageiros, e os ferries
Mestre Jaime Feijó e Gilberto Mariano, capazes de transportar,
respetivamente, 333 passageiros/13 viaturas e 296 passageiros/10
viaturas.A empresa pública, que tem 120
trabalhadores, transporta anualmente mais de meio milhão de passageiros,
a maioria dos quais entre o canal Faial/Pico, numa distância de cerca
de 5 milhas náuticas.