Negociação para alienação da Azores Airlines concluída até outubro
20 de jan. de 2023, 12:26
— Lusa/AO Online
“Aprovando
o caderno de encargos até final de fevereiro, a nossa intenção é que
até setembro ou outubro possa estar concluído o processo de negociação
para a alienação da Azores Airlines”, afirmou o secretário das Finanças,
Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas.O
governante falava aos jornalistas na cidade da Horta, na apresentação
das deliberações do Conselho de Governo (PSD/CDS-PP/PPM), que autorizou a
SATA Holding a iniciar o “procedimento de alienação” de 51% do capital
social da Azores Airlines/SATA Internacional.A
privatização vai ser realizada através de um concurso público
internacional, com a obrigação de “não se proceder a despedimentos
coletivos, nem à extinção de postos de trabalho” na companhia “durante
um período predefinido”, avançou o executivo.O
adquirente fica ainda obrigado a apresentar uma proposta a “qualquer
concurso público relativo aos serviços aéreos regulares nas rotas não
liberalizadas entre o continente e os Açores” e entre os Açores e a
Madeira ou a “manter a proposta” anteriormente apresentada pela Azores
Airlines para aquelas rotas (Lisboa-Santa Maria-Lisboa,
Lisboa-Pico-Lisboa, Lisboa-Horta-Lisboa e Funchal-Ponta
Delgada-Funchal).O caderno de encargos vai
ainda exigir a manutenção das rotas de Lisboa e Porto com as ilhas de
São Miguel e Terceira e a ligação à diáspora açoriana na América do
Norte, bem como a manutenção da sede da empresa nos Açores “durante um
período predefinido”.“O caderno de
encargos, que a partir dessa resolução vai ser desenvolvido e que
esperamos poder aprovar em Conselho de Governo no final de fevereiro,
irá definir mais em pormenor as linhas do processo de alienação”,
adiantou Duarte Freitas.O secretário
regional considerou que se não fosse o atual Governo Regional a SATA
“neste momento podia estar fechada”, criticando a “terrível herança”
deixada pelos anteriores executivos do PS.“Com
esta decisão, além de salvarmos a SATA Air Açores, vamos tentar salvar o
máximo possível as condições da Azores Airlines, porque não se podendo
meter mais dinheiro da região e a companhia continuando a ter prejuízos,
acabaria por fechar”, reforçou.E
acrescentou: “Há uma fronteira muito ténue, porque temos de defender o
máximo possível a companhia, mas não podemos correr o risco de ter um
processo de alienação malsucedido”.Em
junho, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para
apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em
empréstimos e garantias estatais, prevendo ‘remédios’ como uma
reorganização da estrutura empresarial.A
injeção financeira implica o desinvestimento de uma participação de
controlo (51%) na Azores Airlines, o desdobramento da atividade de
assistência em terra e uma reorganização da estrutura empresarial da
SATA, com a criação de uma 'holding' que substitui a SATA Air Açores no
controlo das suas operações subsidiárias.Estão
ainda previstas a obrigação de a SATA ter um limite máximo na sua frota
até ao final do plano de reestruturação e a proibição de, também até
esse prazo, fazer qualquer aquisição de aviões.A Azores Airlines opera de e para fora do arquipélago, enquanto a SATA Air Açores efetua ligações interilhas.