NAV reduziu no verão atrasos no tráfego aéreo no aeroporto de Lisboa
11 de out. de 2024, 11:54
— Lusa/AO Online
À
margem da 7.ª cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, em Ponte de Sor,
distrito de Portalegre, o presidente do Conselho de Administração da
empresa disse que esta melhoria "com bastante impacto e muito
significativa” deve-se à implementação no Aeroporto Humberto Delgado, em
Lisboa, do sistema ‘Point Merge System’.Na
prática, indicou, este sistema permite “eliminar as esperas circulares à
área terminal de Lisboa e proceder a esperas em arco de forma linear,
em que há maior previsibilidade para quem vem a pilotar nas aeronaves”.As
tripulações percorrem “aquelas distâncias, aqueles pontos que estão
perfeitamente identificados e, em função das [estimativas de] chegadas
ao aeroporto de Lisboa, vão sendo sequenciados para o designado ‘merge
point’, para poderem fazer a aproximação final à pista em uso”, referiu.
Os dados, que “são monitorizados pelo
Eurocontrol, uma entidade idónea independente”, mostram que, ao longo
dos “três meses de verão”, registaram-se “melhorias significativas”,
graças a “esta nova técnica de aproximação” ao aeroporto.“No
mês de julho, comparando com o mês homólogo do ano anterior, temos
menos 27% de minutos de atraso”, enquanto, “no mês de agosto, [há] menos
58% de minutos de atraso e, no mês de setembro, menos 49% de minutos de
atraso” no acesso ao terminal aeroportuário de Lisboa, precisou.De
acordo com uma tabela apresentada pelo presidente da NAV, na sessão em
que interveio na jornada de hoje da cimeira aeronáutica, em julho deste
ano houve 39.340 minutos de atrasos acumulados no mês, enquanto, em
julho de 2023, esse valor ascendeu a 53.642 minutos (redução de 27%).Em
agosto do ano passado, a NAV tinha registo de 61.677 minutos acumulados
de atrasos no tráfego aéreo em Lisboa, tendo esse número descido para
25.747 minutos, em agosto deste ano (-58%).Já
em setembro, houve 39.679 minutos de atrasos acumulados no mês, que
representa a já referida descida de 49% (em setembro de 2023 tinham sido
77.261), segundo a mesma tabela.O ‘Point
Merge System’ é uma técnica que “vinha sendo trabalhada dentro da
empresa já há alguns anos e identificada como uma melhoria significativa
para a operação”, explicou o responsável da NAV.“Isto
é uma técnica já usada noutros aeroportos europeus, que foi
desenvolvida pelo Eurocontrol, com quem nós trabalhámos em conjunto”, e a
expectativa era a de que “iria permitir grandes ganhos de eficiência e
de redução de atrasos, além de marginalmente também permitir aumentos de
capacidade”, disse.O Portugal Air Summit decorre, até sábado, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, sob o tema ‘Flying 4 Change’.O
evento é promovido pela Câmara de Ponte de Sor, em parceria com a
Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor (ACIPS) e tem como
objetivo servir de “debate e inovação” para o setor, reunindo
especialistas, decisores e entusiastas nesta área.