Nadal perto da desistência, Serena e Wozniacki ficam pelo caminho
Torneio de Wimbledon
28 de jun. de 2011, 07:33
— Lusa/AO Online
O espanhol, campeão em título e líder do ranking ATP, ganhou por 7-6 (7/6), 3-6, 7-6 (7/4) e 6-4 ao vencedor do último Estoril Open, que também se queixou em pleno jogo de problemas físicos, mas na anca esquerda.
Nadal foi o mais eficaz nos momentos cruciais do longo jogo, passando para a frente na quarta partida, em que quebrou o serviço a 3-2, mas ainda não é totalmente certo que prossiga no torneio - no final explicou que tinha dores no osso do pé esquerdo e que a situação vai ser avaliada medicamente.
O suíço Roger Federer, hexacampeão de Wimbledon, o sérvio Novak Djokovic e o escocês Andy Murray, vedeta "da casa", apuraram-se para os "quartos" com bem mais facilidade, pelo que o quadro do torneio masculino avançou sem surpresas.
O mesmo não se pode dizer do quadro feminino, em que caíram Serena Williams e Caroline Wozniacki, as principais favoritas.
Primeiro foi a norte-americana Serena Williams, vencedora nos dois últimos anos, afastada pela francesa Marion Bartoli, em dois “sets”, pelos parciais de 6-3 e 7-6 (8-6). Depois, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, líder do ranking, que perdeu com a eslovaca Dominika Cibulkova, por 1-6, 7-6 (7/5) e 7-5.
Dia aziago para a família Williams, já que Venus também encerrou a passagem pelo All England Lawn Tennis and Croquet Club, depois de perder com a bulgara Tsvetana Pironkova, pelos claros parciais de 6-2 e 6-3.
Sem Wozniacki e as Williams, a russa Maria Sharapova, vencedora em Wimbledon em 2004, avança para o primeiro plano, tal como a bielorussa Victoria Azarenka. Hoje, bateram com facilidade a chinesa Shuai Peng (6-4 e 6-2) e a russa Nadia Petrova (6-2 e 6-2), respetivamente.
Também seguem para os quartos de final a checa Petra Kvitova, a austríaca Tamira Paszek e a alemã Sabine Lisicki, recente campeã em Birmingham, que este ano em Wimbledon já havia deixado pelo caminho a chinesa Na Li.
Se Nadal continuar em prova, o seu próximo adversário é o norte-americano Mardy Fisch, décimo pré-designado, que afastou o checo Thomas Berdych, por 7-6 (7/5), 6,4 e 6-4.
O tenista escocês Andy Murray, a grande esperança do público londrino para um triunfo britânico, bateu o francês Richard Gasquet em três “sets”, pelos parciais de 7-6 (7-3), 6-3 e 6-2.
Mais trabalhoso foi o apuramento de Federer, que ganhou ao russo Mikhail Youzhny com os paciais de 6-7 (5-7), 6-3, 6-3 e 6-3. Djokovivc, segundo cabeça de série do torneio e já duas vezes semifinalista, superou o francês Michael Llodra com um triplo 6-3.
Completam a lista de apurados para os quartos de final o francês Jo-Wilfried Tsonga, o espanhol Feliciano Lopez e o australiano Bernard Tomic, tenista que vem da fase de qualificação.