Museu de Angra do Heroísmo promove sensibilização ao Tai Chi
A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 16 de abril, pelas 15h00, um encontro de sensibilização ao Tai Chi, orientado por Luís Souto.

Autor: Ana Carvalho Melo

 

 

Esta iniciativa decorre no âmbito do programa de dinamização da exposição "Mecânica(s) do Tempo" e pretende promover práticas de vida que desconstruam as pressões impostas pelo tempo desumanizado que rege a sociedade contemporânea, transformando-o numa vivência integradora e no reencontro dos ritmos saudáveis e naturais.

A atividade conta com a colaboração da Escola da Via Interior – Art du Chi, que ensina técnicas de respiração, relaxamento e meditação.

A participação é gratuita, mas depende de inscrição prévia, que deve ser feita através do endereço eletrónico museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.

O Tai Chi, que tem uma estética corporal própria, pode facilmente ser reconhecido como um encadeamento de movimentos belos e harmoniosos que se fundem entre si, numa sequência de posturas com raiz marcial.

Na exposição "Mecânica(s) do Tempo", que está patente até junho, na Sala do Capítulo, apresenta-se um notável conjunto de relógios provenientes da Coleção de Ciência e Tecnologia do Museu de Angra do Heroísmo e de algumas coleções particulares, com vista a explicitar a libertação progressiva dos mecanismos de medição do tempo relativamente à ação da natureza e do próprio ser humano e convidando a refletir sobre o domínio tirânico que estes instrumentos passam a exercer sobre a humanidade.