Municípios pedem isenção de visto prévio do TdC em obras na área da Educação
1 de ago. de 2024, 11:01
— Lusa/AO Online
A
posição da ANMP foi transmitida ao ministro da Coesão
Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma de três reuniões que a
associação teve com membros do Governo, no Campus XXI, em Lisboa.“Nós
entendemos que, tal como aconteceu com a Habitação, também agora para a
Educação faz sentido isentar de visto prévio as empreitadas e ficarem
apenas sujeitas a visto sucessivo. Estamos com muito pouco tempo e há
escolas que vão ser reabilitadas ao abrigo de verbas do PRR”, disse à
agência Lusa a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, no final do encontro
com o governante.No entanto, a presidente
da ANMP referiu que sobre esta matéria “existe um alinhamento” entre a
posição dos municípios e o Governo.Ainda
sobre a temática do PRR, os municípios e o Governo debateram “os
investimentos, as regras e as prioridades”, defendendo Luísa Salgueiro
que a prioridade deverá ser as áreas da Educação, Saúde e Habitação. Antes
de se reunir com o titular da pasta da Coesão Territorial, a presidente
da ANMP esteve reunida com a Ministra da Juventude e Modernização,
Margarida Balseiro, onde um dos principais temas em cima da mesa foi a
criação de um observatório do poder local, no âmbito da Estratégia
Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI).Em
comunicado, o Ministério da Juventude e Modernização anunciou a criação
deste observatório, explicando que “o objetivo é reforçar o papel dos
municípios numa estratégia vocacionada para uma gestão mais inteligente,
sustentável e inclusiva do território”.O
ministério tutelado por Margarida Balseiro Lopes indica ainda que vai
realizar sessões de trabalho com as diversas entidades ligadas ao poder
autárquico para aprofundar o seu envolvimento na ENTI.No
final da tarde, a presidente da ANMP reuniu-se também com os
secretários de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, e da
Administração Local, Hernâni Dias, para discutir os sistemas de
avaliação e desempenho na Administração Pública.