Autor: Lusa/AO Online
“A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo cancelou o evento previsto para a passagem de ano, mantendo-se o fogo de artifício”, disse, em declarações à Lusa, a vereadora Fátima Amorim.
A decisão surge um dia depois de o executivo açoriano ter anunciado novas restrições para eventos na região, ainda que mais acentuadas na ilha de São Miguel, devido ao aumento de novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19.
Na ilha Terceira, a segunda mais populosa do arquipélago, estavam previstos vários concertos musicais ao ar livre na principal praça da cidade de Angra do Heroísmo, na noite de 31 de dezembro, mas o município decidiu cancelá-los.
“Estamos a viver um momento de aumento do número de casos de covid nos Açores e nós, em articulação com a Autoridade de Saúde [Regional], decidimos, por uma questão de precaução, cancelar o evento, porque estávamos a prever uma concentração elevada de pessoas na Praça Velha”, explicou Fátima Amorim.
O espetáculo de fogo de artifício, no entanto, mantém-se, porque “não implica uma concentração de pessoas num determinado espaço”, disse a vereadora.
O município tem outros eventos programados, em espaços interiores e exteriores, na época de Natal, mas em que é possível, segundo a autarca, “respeitar as orientações e recomendações da Autoridade de Saúde Regional”.
Já no outro concelho da ilha, a Praia da Vitória, não estava prevista animação de rua na passagem de ano, devido à Covid-19 e às “restrições orçamentais” do município.
“Para a passagem de ano, até já mesmo numa atitude de antecipação e de prevenção, porque se calculava que fosse uma altura do ano muito crítica, optámos por reservar o nosso programa para o próximo ano”, afirmou a vereadora Paula Sousa.
Segundo a autarca, a maioria das
atividades de Natal promovidas pelo município da Praia da Vitória já foi
realizada, estando ainda programada apenas uma atividade no Dia de
Reis.