Montenegro assegura que continuará a governar mesmo sem convergência política
13 de jun. de 2024, 17:13
— Lusa/AO Online
“Mesmo
que não haja convergência nós vamos governar, é para isso que nós
estamos no Governo. Nós fomos escolhidos para isso”, disse Luís
Montenegro, numa visita à Feira Nacional da Agricultura (FNA), em
Santarém, acompanhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de
Sousa.O primeiro-ministro considerou, em
declarações aos jornalistas, que os portugueses não estão “interessados
se as propostas do Governo são propostas de lei ou de autorização
legislativa”, e acrescentou que a sua prioridade é resolver os problemas
da população.“Perante estas políticas
concretas, acha mesmo que os portugueses querem saber se as propostas do
Governo são propostas de lei ou propostas de autorização legislativa?
Eu pergunto se é nisto que se concentram os agentes políticos. Se é, eu
desejo-lhes boa sorte para essa tarefa, porque a minha é diferente. A
minha é a vida concreta das pessoas, é a resolução dos problemas das
pessoas”, explicou.O social-democrata
falava um dia depois de a líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, ter
questionado no plenário da Assembleia da República se a intenção do
Governo é “continuar a apresentar autorizações legislativas” em vez de
ir ao parlamento “apresentar propostas de lei”.Sobre
a articulação com as diferentes forças políticas, Luís Montenegro
afirmou que o executivo (PSD/CDS-PP) tem estado aberto ao diálogo, mas
não pode forçar a oposição a convergir politicamente.“O
Governo tem dialogado sempre com as oposições. O Governo não pode
obrigar as oposições que não têm vontade política de materializar esse
diálogo em convergência, não tem essa capacidade”, admitiu.Montenegro
afirmou ainda que, na campanha eleitoral para as legislativas de março,
apenas um candidato “assumiu que só governaria se ganhasse eleições - e
esse candidato é hoje primeiro-ministro”.No
âmbito da visita à Feira Nacional da Agricultura, Montenegro também
anunciou que o Governo vai aprovar na sexta-feira, no Conselho de
Ministros, um projeto intitulado “A água que une”, que tem como objetivo
potenciar a boa utilização da água e o seu armazenamento.“Este
é um projeto de planeamento estratégico deste recurso, potenciando o
seu armazenamento, a sua boa utilização e a sua conciliação entre todas
as formas de utilização, seja para a agricultura, para o turismo ou para
o consumo humano”, explicou.Montenegro
destacou ainda a colaboração que tem havido entre o Ministério da
Agricultura e das Pescas e o Ministério do Ambiente e da Energia,
referindo que “na união de esforços entre estes dois ministérios nascem
estratégias que vão resolver os reais problemas das pessoas”.