Leitura
"Modelo" troca pilhas usadas por livros
O Modelo está a entregar a nível nacional  115 mil euros em livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação, num total de mais de 11500 livros, às escolas vencedoras do projecto Pilhas de Livros.

Autor: Tânia Silva
No arquipélago dos Açores foram seis as escolas vencedoras, que receberam mil euros cada uma, nomeadamente o Jardim-de-infância “O Ninho”, em Angra do Heroísmo; a E.B. 1º Ciclo com o Jardim-de-infância de Santo António, na Horta;a Associação “Seara de Trigo” em Ponta Delgada; a E.B. 1º Ciclo como o Jardim-de-infância de Lomba de São Pedro, na Ribeira Grande, e ainda a Escola Básica do 1º Ciclo com o Jardim-de-infância de Areeiro, na Praia da Vitória.
O Projecto Pilhas de Livros tem como objectivo fomentar os hábitos de leitura dos mais novos, num programa associado à sensibilização de todos para a necessidade de reciclar, promovendo a recolha de pilhas usadas.
As escolas que, proporcionalmente ao número de alunos, conseguiram reciclar, entregaram as pilhas ao Modelo.
Este ano, a iniciativa contou com a participação de mais de 200 mil crianças, do pré-escolar ao 3º ciclo, que foram responsáveis pela recolha de três milhões de pilhas.
O projecto do Modelo, que conta também com a colaboração da Ecopilhas, Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, demonstra a importância das empresas privadas em fomentar, junto das crianças, a necessidade de defender o meio ambiente através da reciclagem e, ao mesmo tempo, contribuir para aumentar o gosto pela leitura.
De acordo com o director de Marketing do Modelo e Continente, Miguel Osório, “esta é uma acção da qual podemos fazer um balanço muito positivo.”
O programa iniciou-se em 2004 e desde então conseguiu-se recolher 500 toneladas de pilhas e oferecer cerca de noventa mil livros.