Mitt Romney não será candidato às presidenciais de 2016 nos Estados Unidos
O republicano Mitt Romney anunciouque não será candidato à Casa Branca em 2016, terminando com as especulações que surgiram nas últimas semanas sobre uma eventual terceira candidatura presidencial.

Autor: Lusa/AO online

 

“Depois de muito refletir sobre uma nova candidatura presidencial, decidi que era melhor dar a oportunidade a outros líderes do partido de serem o nosso próximo candidato”, disse Romney durante uma teleconferência com apoiantes, transmitida em direto pelo canal de informação CNN.

Este anúncio coloca um fim a três semanas de especulação sobre uma eventual terceira candidatura presidencial de Romney, depois de o republicano ter afirmado num evento com doadores em Nova Iorque que ainda estava seriamente interessado na Casa Branca.

Durante a teleconferência de hoje, Romney admitiu que gostaria de ter sido Presidente dos Estados Unidos, mas afirmou que chegou a altura de apostar na próxima geração de líderes republicanos.

Líderes que, segundo Mitt Romney, ainda não têm grande popularidade e que ainda não transmitiram a sua mensagem ao país, mas que vão surgir e ter a capacidade de derrotar o candidato democrata.

“Na verdade, confio e espero que seja esse o caso”, concluiu o empresário, que perdeu as primárias presidenciais republicanas em 2008 e a corrida à Casa Branca em 2012 contra o democrata Barack Obama.

A perspetiva de uma terceira candidatura presidencial de Romney, milionário e ex-governador de Massachusetts, não foi bem recebida por vários representantes republicanos no Congresso norte-americano.

Para muitos republicanos, Mitt Romney não conseguiu em 2012 separar-se da imagem de candidato dos ricos.

No entanto, as sondagens eram favoráveis a uma eventual candidatura de Romney.

Em todas as mais recentes sondagens de opinião, o empresário surgia à frente de Jeb Bush (antigo governador da Florida e filho e irmão de Presidentes dos Estados Unidos), outro dos nomes mais falados do lado republicano para a corrida presidencial.

Do lado dos democratas, o nome da antiga secretária de Estado Hillary Clinton é o favorito para a corrida presidencial de 2016.