Ministro da Presidência diz que Orçamento de Estado será "boa notícia" para as ilhas
O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, afirmou hoje que o próximo Orçamento de Estado vai constituir uma "boa notícia" para a Região Autónoma dos Açores e para as autarquias das ilhas.

Autor: Lusa / AO online
    Depois de lembrar que o novo Orçamento de Estado ainda não foi aprovado em Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira manifestou-se convicto que a proposta que Governo apresentará será uma "boa notícia quer para os Açores, no quadro da região, quer para os municípios" das ilhas.

    "No próximo Orçamento de Estado, os municípios dos Açores poderão verificar como a aplicação da Lei de Finanças Locais resulta em vantagens para a região", afirmou.

    O ministro da Presidência falava aos jornalistas após uma sessão solene na Assembleia Legislativa dos Açores, que recebeu hoje o Presidente da República, no âmbito da visita que está a efectuar ao arquipélago.

    Relativamente à Lei de Finanças Regionais, que regula o relacionamento financeiro entre o Estado e as regiões autónomas, o ministro da Presidência disse que "fez justiça aos Açores", uma vez que "superou a situação existente há muitos anos que precisava de ser corrigida".

    "A nova Lei de Finanças Regionais é um instrumento ao serviço dos Açores", disse Pedro Silva Pereira.

    O ministro da Presidência considerou, ainda, que a sessão solene de hoje "correu muito bem", alegando que permitiu afirmar "o desejo comum de aprofundar a autonomia, na certeza de que este é um projecto que interessa ao país e de contribuir para o desenvolvimento dos Açores".