Ministro da Economia pede compreensão pelos sacrifícios
O ministro da Economia pediu aos portugueses que percebam a importância dos sacrifícios que têm de ser feitos em 2012, recusando-se a comentar as declarações do Presidente da República sobre o Orçamento do Estado

Autor: Lusa/AO online

Álvaro Santos Pereira, que encerrou o primeiro dia do congresso dos economistas em Lisboa, disse ser "muito importante" que Portugal "perceba que os sacrifícios são absolutamente fundamentais para que o Estado possa por as suas contas em ordem".

Cavaco Silva afirmou de manhã na abertura do congresso que "há limites para os sacrifícios" e que o Orçamento do Estado para 2012 tem "falta de equidade fiscal", referindo-se à suspensão dos subsídios de férias e de Natal.

O ministro da Economia foi ao congresso dos economistas alertar para o problema do "elevadíssimo endividamento" do país, com efeitos diretos no crescimento económico.

Para Álvaro Santos Pereira, foram as "más políticas públicas e um modelo económico errado" que colocou Portugal na situação atual.

O ministro reafirmou a intenção do Governo em colocar no terreno políticas para aumentar a competitividade e baixar o défice externo.

Um novo código das insolvências e um novo plano extrajudicial de conciliação, bem como uma simplificação do código comercial serão as prioridades do Executivo.

Álvaro Santos Pereira que a política do Governo passa também por uma nova lei da concorrência já que não "se justifica que ainda haja setores protegidos", e uma aposta na diminuição das importações e valorização dos produtos nacionais.